Então se a Cobrança é parte do Business não pode perder o Cliente !

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Consolidando os vários comentários e e-mails recebidos sobre o blog anterior, concluimos que a Cobrança é parte integrante do business, mas desde que sejam tomados alguns cuidados.

 

Deve tentar localizar o consumidor, através do canal que ele escolher. Por exemplo se não gostar de ser importunado no telefone comercial, isto deve ser respeitado, desde que ele ofereça um outro como alternativa.

 

O objetivo não é “perturbar” e sim encontrar uma solução financeira que continue adequada ao bolso do cliente. Provavelmente o cliente fez esta mesma conta na hora de comprar.

 

Separar bons e maus clientes é um desafio, que começa na concessão do crédito, onde foi “carimbado” como bom e acaba na cobrança, onde descobre-se que mesmo que temporariamente, este carimbo estava errado.

 

O conceito geral é de que sendo bem tratado, oferecendo alternativas de solução financeira, a cobrança pode ser mesmo considerada parte do negócio e não atrapalha a área de vendas.

 

Aguardo os comentários de experiências no atendimento de cobrança.

 

Obrigado a todos pela grande interatividade no primeiro blog, principalmente via e-mail, e convido vocês a fazer o cadastro gratuito no site para futuros comentários.