O uso do dinheiro entre os consumidores está declinando à medida em que passam a ter uma gama maior de opções de pagamento, afirma o 2008 Study of Consumer Payment Preferences, estudo realizado por BAI Research e Hitachi Consulting, e patrocinado por First Data, MasterCard Worldwide, Metavante, e PULSE.
Segundo o estudo, os métodos de pagamento baseados em cartões já ultrapassaram a base de transações por cheque e agora estão impactando o uso do dinheiro, com 41% dos consumidores indicando que usam dinheiro hoje menos do que usavam dois anos atrás.
Outro dado do estudo: os consumidores carregam em média 4 cartões de crédito em suas carteiras, mas apenas 2,2 desses cartões são usados para compras em um dado mês. Isso mostra a crescente consolidação da indústria de cartões de crédito, com 10 emissores representando 75% dos cartões Visa e MasterCard.
Caso alguém estiver interessado no estudo, é só enviar um comentário para este blog que eu enviarei uma cópia em PDF. Em inglês.
Realmente as mudanças de comportamento são gritantes em diversas partes do mundo. No Brasil as classes C, D e E estão comprando TV de Plasma. Viva a prestação e a facilitação do pagamento. Infelizmente nossos juros são qualquer coisa destoante. Se não me engano, a margem de lucro mundial é de 30%. Nós, como gostamos de ser mais do que os outros, ultrapassamos todos e em menos de 2 a de pretação, um produto financiado mais do que dobra seu valor inicial financiado. E então, vc já comprou a sua?