Cerca de dois terços dos links no Twitter que levam a sites populares são postados por bots, não humanos reais, de acordo com um novo estudo do Pew Research Center. Para sites adultos, esse número sobe para 90%, e para compartilhar conteúdo esportivo, cerca de 76% dos links são postados no Twitter por serviços automatizados, de acordo com o estudo. Notícias e sites de eventos atuais recebem cerca de dois terços de seus links de bots, estima Pew. “Essas descobertas ilustram o quanto os bots desempenham um papel proeminente e difundido no ambiente de mídia social”, disse o diretor de pesquisa associado do Pew, Aaron Smith, em um comunicado. “As contas automatizadas estão longe de ser um fenômeno de nicho: elas compartilham uma parte significativa dos links no Twitter até mesmo para as publicações mais proeminentes e tradicionais e para as lojas on-line.” O estudo usou a ferramenta Botometer, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Indiana e da Universidade do Sul da Califórnia, para determinar quais contas do Twitter seriam bots, analisando uma lista de cerca de 2.300 sites populares e cerca de 1,2 milhões de tweets compartilhando links para eles durante um período de seis semanas em 2017. O estudo não tentou distinguir entre bots benignos ou mal-intencionados, medir a precisão do conteúdo compartilhado pelo bot ou rastrear até que ponto as pessoas reais realmente interagiam com esses links. Os bots não são banidos do Twitter e, como aponta o Pew, alguns bots são administrados por grandes organizações de mídia, como o New York Times e o Washington Post, para compartilhar notícias. De acordo com o estudo, apenas 500 dos robôs mais ativos compartilharam 22% dos links para os sites de notícias e eventos rastreados. Fonte: Fast Company
Anunciantes terceirizam mídia programática mais do que outras atividades
Quando se trata de publicidade programática, muitos anunciantes ainda preferem delegar seu trabalho a outra pessoa. Em uma pesquisa com 120 CMOs em todo o mundo feito pela consultoria de marketing NewBase, 43% dos entrevistados disseram que terceirizaram seus esforços programáticos. Nenhuma outra função de marketing teve uma taxa de terceirização tão alta. Problemas com programação, como taxas fraudulentas e não transparentes, pareciam levar a outra direção. Em uma pesquisa de agosto de 2017 com anunciantes de marcas do mundo todo feito pela Infectious Media, 84% dos entrevistados indicaram que queriam mais controle sobre seus esforços programáticos. Mas fazer isso é mais complicado do que apertar um botão e deixar que as máquinas descubram o resto. Construir e gerenciar tecnologia internamente e, ao mesmo tempo, encontrar talentos qualificados suficientes para executar campanhas publicitárias programáticas é bastante difícil. É por isso que apenas 1,4% dos anunciantes da Infectious Media entrevistados tomaram medidas para trazer a compra programática sob o seu teto. Ainda assim, alguns anunciantes estão fazendo progresso para assumir o controle sobre sua compra automatizada de anúncios. Em julho de 2017, a Associação dos Anunciantes Nacionais (ANA) entrevistou 149 profissionais de marketing e 35% dos entrevistados disseram que expandiram suas capacidades programáticas internas – mais que o dobro da porcentagem que disse o mesmo em uma pesquisa da ANA de 2016. Fonte: eMarketer