Exemplo: Uma Verdadeira Deusa

0
13



O gosto pela leitura pode vir de diversos exemplos desde a infância. Os pais, a escola, os amigos, enfim vários fatores podem influenciar e formar um futuro leitor assíduo. Já falamos aqui da teoria do primeiro livro “arrebatador”.  Mas há quem defenda que o gosto pela leitura vem de berço… ou talvez antes.

 

Enfim, várias teorias para explicar o que, certas vezes, parece inexplicável. Pois existem situações que, contra todas as diversidades da vida, este gosto pela literatura simplesmente brota do interior na forma de uma paixão espontânea pelo hábito de ler. Sem nenhum incentivo aparente.

 

É o caso de uma matéria no caderno “Vida & Educação” do jornal “O Estado de São Paulo” de 14/07/08. Um caso de amor pelos livros e pelas pessoas. A matéria intitulada ´Faxineira monta biblioteca no litoral com cópias e livro usado´ conta uma história emocionante e comovente para quem, como eu, compartilha esta paixão pela leitura.

 

Uma Deusa no Guarujá. Isso mesmo, Deusa Maria dos Santos é uma faximeira de 43 anos, que mora desde a infância no bairro pobre Areião, no Guarujá, uma famosa praia do litoral sul de São Paulo. Apesar de ter na vizinhança as mansões do bairro Jardim Virgínia, o Areião era considerado uma favela até pouco tempo. E foi lá que Deusa cresceu, mudando de barraco em barraco até conseguir sua casa atual, de blocos e tijolos. Pois bem, nesta casa simples foi que Deusa começou a montar uma biblioteca comunitária para as crianças carentes de sua comunidade. Tudo começou quando a sua filha mais velha entrou para a escola.. Deusa já gostava de ler e passou a incentivar a filha e as outras crianças. Hoje, seu acervo conta com mais de 3 mil exemplares de livros que ela guardou, comprou em sebos, tirou cópias e ganhou em doações.

 

A sua biblioteca é um incentivo à leitura e também a cidadania. As crianças não tem limite de quantidade de livros que podem retirar ou prazo para devolução. Usam enquanto precisam e sempre devolvem. Tudo muito solidário, democrático e organizado. Um belíssimo exemplo para todos nós.

 

Deusa estudou até o ensino médio e tem curso técnico de secretariado. Por duas vezes, prestou vestibular para Pedagogia e Serviço Social. Passou nas duas ocasiões, mas sua situação financeira não permitiu que ela sequer fizesse a matrícula para usufruir de uma bolsa de estudos. Que pena! Uma pena para todos nós.

 

Pobre é um país que não abre oportunidades para quem as quer. Mas exemplos como o de Deusa nos permitem sonhar com um país melhor. E não apenas sonhar, mas trabalhar muito para que esse quadro seja mudado o mais rápido possível. Criar oportunidades para aqueles que realmente lutam. E, ao invés de reclamar da vida, seguem em frente, compartilhando os seus sonhos, abrindo seu caminho e fazendo acontecer.

 

Um exemplo de vida dessa brasileira legítima. Uma Deusa da literatura!

 


 

E se você conhece algum caso semelhante, dê o seu depoimento ou faça o seu comentário. A revolução pelo exemplo é um dos atalhos mais importantes para o desenvolvimento de uma nação, de uma comunidade, de um povo.

 

Um forte e sincero abraço,

 

Marco Barcellos

Atual Diretor Sênior para América Latina pela TALKDESK. Fundador da agência Market 21, atuou em empresas como Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além do grupo Algar. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou também como professor de Marketing Internacional na UNIP.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Previous articlePersonalidades ClienteSA soma mais de três mil votos
Next articleNão se auto-engane