Facebook x Orkut: a disputa chega ao Brasil

Adnews:

Fenômeno da internet, o Facebook ganha cada vez mais adeptos mundo afora. A rede social, criada em 2004, experimenta crescimento significativo e hoje conta com mais de 250 milhões de fiéis seguidores. Agora, o objetivo parece ser ganhar terreno no Brasil, conforme deixou claro seu fundador, Mark Zuckerberg, em visita ao país na última semana. Porém, a missão não deve ser das mais fáceis.

Seu principal concorrente, o Orkut, tem 35 milhões de usuários brasileiros. O país representa 57% do total de adeptos. Por sua vez, o Facebook ainda tem penetração tímida no Brasil: 1,3 milhões de brasileiros estão conectados à rede. Por isso, Zuckerberg anunciou que deve abrir escritório por aqui em alguns anos.

A expectativa com a chegada da rede não é apenas dos usuários. Do ponto de vista publicitário, o mercado se prepara para mais uma novidade Porém, fazer publicidade nas redes sociais é diferente de anunciar em outras mídias, isto é o que acredita Lucas Mello, sócio da agência AD Live. “Os banners estão em decadência. Na internet os publicitários precisam de uma sensibilidade maior, mais humana para escutar os usuários. A pior coisa que pode acontecer é o público ficar indiferente”.

O Facebook tenta seguir essa lição. A rede permitiu a divulgação de propagandas através de aplicativos de acordo com o perfil do usuário e de seus amigos. Por exemplo, se o usuário é fã de futebol, produtos de material esportivo terão um interesse maior de sua parte. Assim, por meio dos gostos de cada pessoa é possível personalizar a propaganda e anunciá-las para o público certo.

Lucas Mello ressalta ainda que a publicidade brasileira ainda não está pronta para esse tipo de plataforma. “Estamos acostumados com uma única via. Um fala e o outro escuta. Na internet é diferente, há uma nova dinâmica, o dinheiro não controla tudo. Pode-se gastar muito em anúncios na web e o investimento não valer à pena”.

A concorrência

O Orkut parece ter sentido a chegada de seu concorrente ao Brasil e implementou novas ferramentas similares às do Facebook para agradar seus usuários, como “chat’ entre as usuários on-line na rede, o compartilhamento de fotos postadas recentemente e a possibilidade dos amigos escreverem comentários sobre elas.

Uma das principais reclamações de quem usa o Orkut é a falta de segurança e a vulnerabilidade à spams e perfis falsos. Nesse ponto, o Facebook leva vantagem por expor menos os usuários a esse tipo de problema e ter um maior controle sob as comunidades e seus participantes.

Além disso, o Facebook tem mais aplicativos, como os chamados “plugins”, que permitem jogar “games” e responder a testes divertidos do tipo “qual ator/atriz parece mais com você?”. Estes serviços costumam agradar os usuários e os resultados podem ser compartilhados com os amigos.

História

O Facebook surgiu para que os alunos de Harvard, universidade na qual estudava, pudessem se comunicar. A ideia caiu no gosto dos estudantes e acabou se espalhando pelo mundo. A origem desta rede social é bem diferente da do Orkut, que já nasceu na poderosa Google. Mas será que a rede de relacionamento irá repetir o mesmo sucesso aqui no Brasil?

Por enquanto, a maioria dos usuários brasileiros aderiu ao Facebook para se comunicar com amigos estrangeiros. É o caso de Luciana Almeida que entrou há um mês na rede de relacionamentos. “Fiz uma viagem de intercâmbio para o Canadá e entrei no Facebook para reencontrar os amigos que conheci na viagem”. Por ser tão famoso mundialmente, a rede se tornou uma ferramenta única para manter contato com pessoas de diferentes nacionalidades.

Apesar da página do Facebook estar disponível em português, os usuários brasileiros vêm encontrando dificuldades. O sistema é bem mais complexo que o do Orkut, justamente por ter mais aplicativos.”Eu ainda estou perdida. Tem muita informação e várias ferramentas. O Orkut é bem mais fácil de mexer”. afirma Luciana.

Por Suzana Leite

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