O canal para quem respira cliente.

Flip 2013: Graciliano Ramos será homenageado na próxima edição

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



 

O autor Graciliano Ramos será homenageado na próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP, já definiu o seu principal homenageado: Graciliano Ramos, autor do romance “Vidas Secas”, entre outras obras. A 11ª Flip será realizada entre os dias 3 e 7 de julho de 2013, na cidade de Paraty – RJ.  

No próximo dia 27 de outubro se completam 120 anos do nascimento de Graciliano Ramos, que foi escritor, jornalista e político. O autor alagoano, natural do município de Quebrângulo, teve uma vida em que a literatura e a política se entrelaçaram, e suas convicções e atividades políticas inspiraram grande parte de suas obras, sempre com forte conteúdo social.


“Vidas Secas”, um de seus trabalhos mais famosos, retrata por meio de um relato indignado, as agruras dos retirantes nordestinos castigados e humilhados pela seca. Já em “Memórias do Cárcere” ele revela sua amarga experiência no período em que esteve preso durante a ditadura de Getúlio Vargas, em 1935, quando foi acusado de subversão.


Segundo o curador da 11ª Flip, Miguel Conde, a crítica da sociedade e a autocrítica do artista estão ligadas na obra de Graciliano Ramos. A reflexão sobre as implicações éticas da escrita resulta, em seus livros, numa constante avaliação e revisão dos próprios procedimentos. Este foi um dos motivos para explicar a escolha do homenageado.


Em vez da prosa documental de tantos autores engajados do mesmo período, a diferença é que na obra de Graciliano o próprio compromisso político conduz à experimentação, pois está vinculado a um espírito crítico rigoroso e hostil ao dogmatismo.


A escolha de Graciliano Ramos como homenageado se traduzirá não apenas nas atividades durante o evento mas também na estreita aproximação do autor e de sua produção literária com a comunidade local durante todo o ano. Os alunos das escolas de Paraty vão estudar a vida e a obra do autor desde janeiro do ano que vem  e serão realizadas ações permanentes para que moradores e visitantes de Paraty possam ter uma proximidade ainda maior com esse importante escritor.


  

 


Para mais informações sobre a FLIP: www.flip.org.br
 

0 comentário em “Flip 2013: Graciliano Ramos será homenageado na próxima edição”

  1. Ótima escolha ! Adoro Graciliano.
    Marco, parabéns pelo blog. Nunca havia visitado, mas gostei bastante. Já virei “seguidora”.
    Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima