Plataforma de criação de sites usa informações e fotos para melhorar posicionamento dos pequenos no buscador
O Google afirma que tem buscado soluções para posicionar de maneira mais eficiente as PMEs em sua plataforma de buscas e de mapeamento e atrai-las para a internet. A plataforma Google Meu Negócio passou a oferecer gratuitamente a construção de sites otimizados para melhorar a experiência da marca na web e o encontro dela com o consumidor nos buscadores. Com um e-mail gratuito é possível ter acesso às ferramentas do Google Meu Negócio e gerenciar as informações da loja no buscador e no Google Maps. Com os sites criados pelo próprio Google é possível escolher imagens e posts que acompanharão as informações básicas da empresa no buscador. Segundo a empresa, as fotos, por exemplo, aumentam em 40% o número de cliques no Google Maps. Fonte: Portal No Varejo
Rússia quer criar ´internet paralela´ com Brasil e China
O jornal russo RT reportou nesta semana que a Rússia pretende criar uma infraestrutura de internet independente. Essa “internet paralela” seria dedicada aos países do grupo BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – e continuaria a funcionar mesmo no caso de uma falha global de telecomunicações. Mais especificamente, segundo o site Defense One, o governo russo quer criar uma alternativa ao sistema global de Sistema de Nomes de Domínio (DNS, na sigla em inglês). O DNS é o sistema que ajuda os navegadores a encontrar os sites ou outros computadores na rede. Cada site e computador tem um endereço de IP, e os servidores do DNS são responsáveis por “traduzir” esses IPs em nomes como “www.pdlighter.com.br“. Trata-se de mais que apenas um plano, mas algo que a Rússia já vem testando há algum tempo. Segundo o RT, o país já tem uma infraestrutura própria relativamente robusta, e em 2014 realizou com sucesso um teste de “simular” o desligamento global da internet e usar sua própria estrutura para conduzir as operações no país. Embora o país tenha já essa capacidade, Peskov disse que desligar-se totalmente da rede global está “obviamente fora de questão”. No entanto, ele também enfatizou que “recentemente uma grande parcela de imprevisibilidade está presente nas ações de nossos parceiros tanto nos Estados Unidos quanto na União Europeia, e nós precisamos estar preparados para qualquer reviravolta”. Fonte: Olhar Digital
YouTube terá recurso similar ao Instagram Stories
O YouTube lançou um novo formato de vídeos chamado Reels e que similaridades com o formato popularizado pelo Snapchat e seguido pelo Instagram Stories. Segundo a rede, o recurso é uma forma de criadores de vídeos interagirem com o público sem precisarem publicar um vídeo completo no canal. A diferença dos outros aplicativos é que o Reels do YouTube não vai apagar o que for publicado lá depois de um período pré-estabelecido. Os vídeos têm duração de 30 segundos e podem ser enfeitados com filtros, textos ou músicas. Além disso, o público poderá curtir ou não curtir as publicações no Reels. Fonte: Exame