Depois de meses de especulação e de boatos de todo tipo, finalmente, na quinta-feira passada, a operadora T-Mobile mostrou o seu cellular G1, que usa o sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google. O aparelho veio carregado com um pacote de softwares, incluindo busca, Gmail, Maps e YouTube.
Com uma grande tela touch-screen e um caminhão de features, o novo celular mira diretamente no iPhone – começando pelo preço menor: 179 dólares. A venda começa em 22 de outubro em todos os Estados Unidos.
Uma diferença visível em relação ao iPhone: o G1 tem um teclado qwerty que se projeta para fora. Ele chega ao mercado com uma versão da loja digital da Amazon, oferecendo mais de 6 milhões de faixas grátis, competindo assim com o iTunes.
O aparelho foi desenvolvido pela HTC, de Taiwan, e é o primeiro da Open Handset Alliance, acordo entre o Google, fabricantes de celulares e operadoras, que tem por objetivo promover padrões abertos e o desenvolvimento de plataformas mais flexíveis.
Outro objetivo do Google é multiplicar a audiência da web móvel nos EUA. Atualmente, apenas 16% dos usuários de celulares usam a web. O Google acredita que, com suas ferramentas de Internet e aplicações fora da rede, poderá criar uma vasta audiência para seus negócios apoiados por publicidade.
Fonte: MediaPost