Em julho de 2010 (está lembrado? Falamos disso aqui), o Google anunciou um investimento de 700 milhões de dólares na ITA Software, empresa especializada no desenvolvimento de softwares para o setor de companhias aéreas e de viagens em geral. Com o objetivo de demonstrar, principalmente às autoridades reguladoras, como o Google iria se situar nesse mundo, assegurando espaço para outros fornecedores, eles criaram um gráfico do ecossistema de viagens online.
As autoridades deram o ok, mas o mercado continuou olhando com preocupação as intenções da gigante das buscas. Semana passada, vieram mais motivos para esse cuidado: o Wall Street Journal anunciou a compra pelo Google de todo o negócio de guias de viagens da Frommer´s. Parece ficar claro que o pessoal de Mountain View resolveu ser o que se chama de “one-stop -shop” no setor de viagens, ou seja, não ficar apenas na busca mas ocupar todos os espaços possíveis.
Dentro dessa perspectiva, o site Travopia “atualizou” o gráfico original do próprio Google e mostrou como provavelmente funcionará na visão do usuário final. Abaixo da imagem, há explicações sobre os elementos (você pode ver também a imagem maior na minha página do Pinterest).
1. Trip Search and Planning – Pesquisa e Planejamento de viagem
1.1 O usuário pode executar uma pesquisa de texto no Google Search (atualmente utiliza comentários sobre hotéis e restaurantes do Zagat; muito em breve, a pesquisa deve mostrar detalhes do destino via Frommer´s)
1.2 O usuário pode realizar busca de imagem no Google Goggles. Um viajante tira uma foto de um lugar e o Goggles exibe os detalhes. Lançado em 2009.
1.3 Google Books é um bom meio para pesquisa e compra de guias de viagens.
2. Marketing: As empresas de viagens podem anunciar seus produtos e ofertar seus serviços no Google Adwords (PPC – Pay Per Click Marketing)
3. Pesquisa de Voo: O viajante pode procurar voos usando o Google Flights.
4. Pesquisa de Hotéis: O viajante pode pesquisar por hotéis usando o Google Hotels Finder (também lista comentários, fotos, detalhes do quarto).
5. Produtos em falta para outros segmentos: Google Flights e Google Hotel Finder são motores de meta-busca. O Google ainda não tem um produto que possa ser usado para pesquisa de cruzeiros, carro, trens, ônibus e pacotes de férias. Quando o Google encontrar esse produto, será um motor de busca de ponta a ponta-meta para a indústria de viagens.
6. Compra de bilhete: O usuário pode ir até um aeroporto ou um hotel ou um escritório de agência de viagens e comprar um bilhete usando o Google Wallet (pagamentos móveis).
7. Falta um Direct Connect Channel: O Google não possui qualquer companhia aérea, hotel, etc carro, Então, obviamente, eles não têm um canal direto de conexão. Quem sabe, o Google pode lançar o Google Airlines no futuro e pode implantar www.gflight.com. Em 2005, quem teria imaginado que o Google iria lançar um telefone celular?
8. Falta uma agência de viagens online: Da mesma forma, o Google não tem um produto que pode ser chamado de um agente de viagens online (OTA).
9. Gateway de pagamento para sites de viagem: Qualquer site de conexão direta e agência de viagens online pode integrar o Google Checkout como seu gateway de pagamento.
10. Falta um Gerenciador de Itinerários: Quando o viajante reserva um bilhete, deveria haver um produto para gerenciar o roteiro de viagem. Há muitos produtos na indústria – TripIt, TripCase etc. O Google não tem um produto neste espaço. A Apple recentemente anunciou o aplicativo “passbook” (gestão de itinerário) para sua próxima versão do sistema operacional, o iOS 6.
11. Durante a viagem: Quando um viajante está no hotel / em um destino / em trânsito, há muitas coisas que poderia estar fazendo –
11.1 Compartilhamento de experiências de viagem – O Google tem uma lista de produtos para isso. YouTube para compartilhar vídeos de viagem, Blogger para escrever sobre a viagem, Google+ para compartilhar fotos com amigos, o Picasa (recentemente, o Google adquiriu o Picnik e integrou Google+ e Picasa) para edição e gerenciamento de fotos de viagem.
11.2 Navegação – Google Maps e Google Earth se encaixam perfeitamente nessa necessidade.
11.3 – Ofertas locais – Google Offers apresenta listas de todas as promoções nas proximidades do viajante.
11.4 Detalhes local de destino – Google Places tem detalhes sobre as lojas, shoppings, restaurantes ao redor de sua área. Places agora é parte do Google+.
12. Presença móvel maciça: Por último, mas não menos importante – ANDROID. Todos os produtos do Google mencionados acima neste artigo têm um aplicativo no Android Play ou um site amigável para celular. O Android é um excelente ativo para o Google em termos de como turbinar a indústria de viagens. Os viajantes estão usando cada vez mais celulares no planejamento e na reserva de sua viagem. Um aplicativo móvel alimentado pelo sistema operacional do Google próprio é definitivamente uma grande vantagem.
Fonte: Tnooz
Não deixem de ver:
Penelope Cruz é SuperMario em comercial para Nintendo 3DS. Vejam uma cena em minha página no Pinterest e leiam a matéria completa, em inglês, no The Hollywood Reporter.
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