Relembrando… Começa logo mais às 14 horas o IV Congresso Brasileiro de Publicidade. Provavelmente, o mais importante evento brasileiro para as disciplinas de comunicação e os profissionais que militam nelas. Provavelmente, porque há sempre a possibilidade de os assuntos mais importantes e, por isso mesmo, mais melindrosos serem jogados para baixo do tapete. Não é outra a explicação de uma distância tão grande, trinta anos, entre o terceiro e o quarto congresso. Agências e veículos tentaram evitar a todo custo a discussão do atual (?) modelo de negócios, principalmente no que tange à remuneração. Aliás, se vocês lerem o programa do Congresso vão ver que este assunto não é mencionado. Mas, se não for discutido, temo que todo o esforço para realizar este Congresso escorra ladeira abaixo para a irrelevância.
Como vocês sabem, serei o Relator da Comissão de Marketing de Relacionamento. Nossa tese principal é simples: defendemos que a “busca pela mensuração” é o principal motor da integração do marketing. Ou seja, empresas e profissionais de marketing direto e de marketing de relacionamento, tanto offline como online, temos muito a oferecer. É pegar ou largar.
O painel no qual a nossa comissão apresentará e discutirá esse tema já tem mais de 200 pessoas inscritas para assisti-lo. Será amanhã, 15 de julho, às 16:30 horas. O Congresso vai ser realizado no World Trade Center, São Paulo. Espero contar com a presença de alguns de vocês.