O canal para quem respira cliente.

LIVROS, LEITORES E ESCRITORES: PLANEJE-SE PARA 2013

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin


Na onda dos grandes eventos no Brasil, o ano de 2013 promete várias oportunidades para os amantes da leitura durante o ano. Selecionei aqui alguns dos principais eventos literários no país, mas recomendo um planejamento prévio pois são eventos sempre muito disputados pelo público em geral. Este ano, inclui alguns novos eventos na lista e espero participar dos  principais, que na minha opinião serão:

 

 
Fronteiras do Pensamento (17 de Abril a 6 de Novembro de 2013)

A terceira edição paulistana do encontro cultural terá ainda mais fronteiras e mais pensamentos que as anteriores. Sem dúvida será o mais internacional e um dos mais robustos ciclos de palestras já organizado no país. Serão oito palestrantes convidados dos Estados Unidos, Timor Leste, Austrália, Portugal, Espanha e Perú, incluindo dois ganhadores de Prêmio Nobel. A estréia será no próximo dia 17 de abril com o escritor peruano Mario Vargas Llosa – Prêmio Nobel de Literatura de 2010. Destaques ainda para o sociólogo espanhol Manuel Castells (11 de junho), para o filósofo australiano Peter Singer (28 de agosto) e o jurista timorense José Ramos-Horta (2 de outubro). Os encontros este ano serão no Teatro Geo – Complexo Ohtake Cultural.

Mais informações em: www.fronteirasdopensamento.com.br

 
FNLP E FLIPOÇOS (27 de abril a 05 de maio de 2013)

A 8ª edição da Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços é um evento anual que reúne livros, materiais didáticos, revistas, cursos e brinquedos pedagógicos. Com cerca de 100 expositores, permanecerá aberta ao público diariamente das 09h às 21h.

Local: Espaço Cultural da Urca – Poços de Caldas – MG

Mais informações em: http://www.feiradolivropocosdecaldas.com.br

 

 
6º Festival da Mantiqueira (previsto para 14 a 16 de Junho de 2013)

O Festival da Mantiqueira  Diálogos com a Literatura é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Criado em 2008, o projeto visa aproximar  escritores e leitores, além de incentivar o prazer da leitura. Durante o evento são realizados debates, shows, sessões de autógrafos e atividades para crianças, sendo o maior evento literário do Estado de São Paulo.

O Festival da Mantiqueira reúne profissionais do meio literário em palestras, debates e oficinas ocorrem em três grandes tendas montadas na Praça Antonio Manzi. Já participaram escritores como Ferreira Gullar, Marina Colasanti, Laurentino Gomes e Lobão, entre outros. A programação deste ano e as datas ainda não foram confirmadas, mas vale a pena se programar.

O Festival da Mantiqueira é realizado em  São Francisco Xavier, um belo distrito da cidade de São José dos Casmpos (SP), com uma intensa programação de palestras, debates e shows musicais, em tendas ao redor da praça do coreto e ao ar livre.

Mais informações: http://www.cultura.sp.gov.br/

 


11ª FLIP – Festa Literária Internacional de Parati (3 a 7 de Julho de 2013)

Novamente com curadoria do jornalista Miguel Conde, a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Parati será realizada entre os dias 3 e 7 de julho de 2013 e celebrará a obra de Graciliano Ramos. O autor de “Vidas Secas” completaria 120 anos em outubro do ano passado.

O escritor John Banville foi primeiro autor confirmado na Flip 2013. Vencedor do Booker Prize, considerado o prêmio mais importante da lingua inglesa, o romancista irlandês participa da 11ª edição da festa, onde lançará seu título mais recente “Luz Antiga” (Globo Livros). Presenças também já confirmadas: a escritora franco-iraniana Lila Azam Zanganeh, que virá ao Brasil para lançar o livro “O Encantador” sobre Nabokov; o escritor búlgaro Aleksandar Hemon, autor de “O projeto Lazarus”; e a cantora Maria Bethânia, que participará com Cleonice Berardinelli, de uma mesa de debates sobre a vida e a obra do poeta Fernando Pessoa.

A FLIP ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo, caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade. Nos cinco dias de festa, a Flip realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros.

Local: Paraty – RJ

Mais informações: http://www.flip.org.br/

 

 
XVI  Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro (29 de Agosto a 08 de Setembro)

A Bienal do Livro Rio chega à sua 16ª edição em 2013, quando completa 30 anos de celebração e promoção da literatura e cultura no Brasil. No próximo ano, o maior evento literáriodo país vai homenagear a Alemanha. De 29 de agosto a 8 de setembro, a Bienal do Livro Rio vai promover o intercâmbio cultural entre os dois países e espera receber, no Riocentro, 600 mil visitantes.

A homenagem à Alemanha – país de filósofos como Nietzsche, Kant e Marx – dará o tom à Bienal 2013 por meio de uma série de ações e eventos que, nos mais variados espaços, discutirão a cultura e a realidade deste país. Vale citar que a Alemanha também homenageará o Brasil durante a Feira do Livro de Frankfurt em 2013, o que demonstra a ligação entre os dois países.

Entre os autores já confirmados, podemos destacar James C. Hunter, autor do consagrado “O Monge e o Executivo”, além do autor de best-sellers Nicholas Sparks. A lista provisória ainda conta com Emily Giffin, que lançou recentemente “Presentes da Vida”, Allan Percy, de “Nietzsche para estressados”, Javier Moro, autor de”O sári vermelho” e Francine Prose, autora de “Anne Frank – A história do diário que comoveu o mundo”.

Durante os 11 dias do evento, os visitantes terão a oportunidade de se reunir em sessões literárias, debates e bate-papos informais com seus autores preferidos para discutir os mais variados assuntos. Além de ser um local para realizar bons negócios ao juntar representantes da cadeia produtiva e criativa do livro como empresários, jornalistas e escritores do mundo inteiro, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro atrai um público plural, entre crianças, jovens e adultos devido a sua diversificada programação cultural, que vai agitar o evento incentivando o gosto pelos livros e pela leitura. Enfim, a Bienal do Livro é um programa para toda a família!

Horários:

Dia 29 de Agosto: das 12h às 22h

Dias de semana: das 9h às 22h

Fins de semana: das 10h às 22h

 

Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

Mais informações: www.bienaldolivrosp.com.br/


13ª HSM ExpoManagement (4 a 6 de Novembro de 2013)

Em sua 13ª edição, o grande acontecimento anual do mundo corporativo coloca em contato dezenas de milhares de executivos brasileiros com as últimas tendências mundiais em gestão, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas, empresas e do próprio país. Desta forma, a HSM reúne em São Paulo grandes autores internacionais e nacionais do universo dos livros de negócios e do mercado corporativo em geral.

Este ano já está confirmada a presença de Walter Isaacson – autor da biografia oficial de Steve Jobs, além dos renomados autores Gary Hamel, Michael Porter, Philip Kotler, Vijay Govindarajan, Paul Ormerod, Regis McKenna, Michael Silverstein, Vicente Falconi, entre muitos outros.

Além da programação principal, uma série de eventos, debates e palestras são oferecidas gratuitamente aos visitantes deste que é considerado um dos maiores eventos de gestão do mundo.

Local: Transamérica Expo Center

Rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 –  Santo Amaro – São Paulo – SP

Mais informações: http://eventos.hsm.com.br/hsm-expomanagement/ 

 

 
BIENAL BAHIA  (NOVA DATA:  8 a 17 de novembro de 2013)

A 11ªedição da Feira Bienal do Livro da Bahia é um evento regional que reúne editoras, livrarias, autores, escolas e bibliotecas. Com cerca de 385 expositores, será aberta ao público das 10h às 22h.

Local: Centro de Convenções da Bahia – Salvador – BA

Para mais informações, visite: http://www.bienaldolivrobahia.com.br




Enfim, não faltam ótimas opções de eventos com autores e grandes escritores durante o ano. Sendo assim, planeje-se para participar destes grandes eventos em 2013.

Sem dúvida, vale a pena conferir ao vivo!

Abraços,

Marco Barcellos


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima