De acordo com uma pesquisa recente da Yankelovitch, Going Green, realizada com 2.763 consumidores, apenas 34% deles sentem-se hoje muito mais preocupados do que um ano atrás em relação a assuntos ambientais. E menos de 25% acham que podem realizar alguma coisa em relação ao meio ambiente.
J. Walker Smith, presidente da Yankelovich, conclui que “Enquanto (consumidores) estão altamente conscientes sobre assuntos ambientais, devido à grande atenção da mídia, “going green”, isto é, tornando-se “verdes” na sua vida diária não está simplesmente virando uma grande preocupação ou tendo alta prioridade.”
Embora o livro de Al Gore, An Inconvenient Truth, tenha sido aclamado por jornalistas e cientistas, 82% dos consumidores não o leu nem viu o filme que foi feito a partir dele, diz o estudo.
Smith afirma que os consumidores sabem muito mais sobre o tema verde do que geralmente se acredita. Os “10 Mitos” listados no livros do Gore não são levados em consideração pelos consumidores. De acordo com a pesquisa:
apenas 7% dos consumidores acreditam no “Mito” de que já é muito tarde para fazer alguma coisa sobre a mudança climática
Apenas 4% acreditam que o aquecimento global é uma coisa boa
Apenas 8% concordam que o aquecimento que os cientistas estão relatando é só o efeitos do calor gerado pelas cidades em vez de alguma coisa a ver com o efeito estufa
Smith também diz que as empresas podem explorar o “green-ness” de seus produtos pois o meio ambiente representa uma oportunidade de nicho no Mercado, com mais de 30 milhões de americanos (13% das 234 milhões de pessoas com 16+) estão “fortemente preocupados” com ele.
Fonte: Yankelovich Going green, July 2008 (Center For Media Research)