Lançamento do Atlas pelo Facebook levanta a questão: mobile está destinado a dominar o marketing?
Durante anos, os dispositivos móveis foram encarados como uma atividade alternativa – a possibilidade de envolver as pessoas em uma plataforma que exige e consome a atenção sempre foi uma grande promessa. Ao mesmo tempo, porém, pareciam fadados a decepcionar como canal efetivo de marketing. Mas na medida em que publicidade nativa, mídia programática e geolocalização de anúncios são cada vez mais uma realidade, a pergunta que os profissionais de marketing fazem agora é se o mobile marketing está prestes a superar outros meios de comunicação. Embora haja especialistas que zombam da sugestão de que a TV torne-se secundária em relação à smartphones e tablets, há quem esteja bastante otimista. “Os dispositivos móveis acabarão por se tornar as telas predominantes”, prevê Bob Dorfman, diretor de criação da Baker Street Advertising, em San Francisco. “Eu diria que dentro de 10 anos”. O fato é que os números estão bombando em redes como Facebook e Twitter, com ganhos de dois dígitos por trimestre. Além disso, o processo de publicidade em dispositivos móveis pode estar ficando mais fácil. O Facebook apresentou nesta segunda, 29/9, o Atlas, sistema projetado para ajudar as empresas a acompanhar campanhas em smartphones, tablets e desktops. Também nesta semana, a Nielsen deve lançar uma ferramenta de medição que vai emparelhar visualizações móveis com a audiência da TV. O Google também anunciando a estreia de anúncios rich media para celulares.Fonte: Adweek
Walmart nomeia CEO do Instagram para seu Conselho
Com o objetivo de aumentar o seu know-how tecnológico e adicionar a experiência acumulada pelo Silicon Valley, o Walmart nomeou Kevin Systrom, co-fundador do Instagram, para integrar o conselho de administração da gigante do varejo. A nomeação de Systrom foi efetivada na última sexta, 26/9, e ampliou o board para 15 membros. Systrom, 30, fará parte do comitê de tecnologia e e-commerce, e também do painel de governança, remuneração e indicações. O empresário permanece como CEO do Instagram, o aplicativo de compartilhamento de fotos adquirido pelo Facebook em 2012. O Walmart tem buscado fortalecer suas operações de comércio eletrônico, principalmente com o objetivo de enfrentar a concorrência da Amazon. O site do varejista foi redesenhado no mês passado para se tornar mais compatível com os dispositivos móveis e também houve atualização da tecnologia de suas ferramentas de busca e recomendação. Fonte: Bloomberg
Estudo: Brasil representa mais de metade do mercado publicitário da AL
A eMarketer lançou o quinto estudo anual denominado “Global Media Intelligence Report”. Em relação à América Latina, o estudo diz que a região em 2014 apresenta um cenário econômico complexo. A renda está crescendo de forma constante na maioria dos países, mas as taxas de crescimento reais caíram desde 2013 – o crescimento regional do PIB no ano passado foi de apenas 3,2%, segundo o Fundo Monetário Internacional. Como nos anos anteriores, o Brasil será responsável por mais da metade de todos os investimentos em publicidade da região, que somarão mais de US$ 20 bilhões. TV continua a ser, de longe, o meio de publicidade mais influente na América Latina – a ZenithOptimedia calculou que 62% dos gastos totais com publicidade foram para a TV no ââano passado. Esse percentual está em declínio, mas em 2016, TV ainda vai receber 60,2% das verbas, enquanto jornais terão 16,2%. Por outro lado, a internet continuará a representar menos de um em cada 10 dólares de anúncios na região, com 8,9%. Fonte: eMarketer
As notas acima foram publicadas originalmente no Portal Abemd – leia outras notícias do mercado de marketing direto/diálogo