A StrongMail Systems, Inc. publicou o relatório de uma nova pesquisa que aponta para o reconhecimento das mídias sociais como um canal de marketing direto, além de identificar que está planejado um investimento significativos em email marketing e mídias sociais no segundo semestre de 2009.
O universo da pesquisa foram 500 profissionais de marketing, que responderam a um ‘survey’ online no período de 21 de maio a 1 de junho de 2009, e falaram o seguinte:
- 29% disseram que a responsabilidade pelas mídias sociais está distribuías por vários departmentos
- 36% disseram que o departamento de marketing direto é responsável por mídias sociais
- 9% disseram que a responsabilidade é de relações públicas
- 5% têm um departamento dedicado a mídias sociais
A pesquisa revelou que mídias sociais é cada vez mais uma iniciativa ‘quente’ entre os profissionais de email marketing, com 66% planejando integrar os dois canais em 2009, e 48% que já têm uma estratégia formulada para isso. 83% aumentarão os investimentos em email marketing este ano e 62%, também em mídias sociais.
Ainda existe uma confusão generalizada a respeito de como uma estratégia de mídias sociais para email marketing deveria ser implementada, observa o relatório:
- 55% dos respondents relatam que um dos seus maiores desafios ao integrar mídias sociais e email marketing é determinar as métricas
- 48% dizem que o maior desafio é estabelecer os objetivos de negócio
Fica claro que as mídias sociais cresceram a um ponto que precisam de um responsável e de um propósito dentro do marketing. A StrongMail acredita que a interconexão intrínseca entre mídias sociais e email fazem delas um canal direto ideal, na medida em que o email continua a dirigir o envolvimento em redes sociais ao alertar os membros de novos conteúdos e atualizações. E, diz o relatório, a capacidade de comunicar mensagens relevantes em redes sociais é crítica para o sucesso do negócio no meio.
Ryan Deutsch, vice president of strategic services and market development, conclui que “A alavancagem de mídias sociais é um instrumento valioso para atingi os objetivos de marketing direto. mas as necessidades têm que ser ligadas a méticas, tais como compras, aquisição de novos clients ou retenção de consumidores… em linha com objetivos gerais de marketing direto e do negócio.”