Nova pesquisa da StrongMail mostra que as mídias sociais estão emergindo como um novo canal de marketing direto



A StrongMail Systems, Inc. publicou o relatório de uma nova pesquisa que aponta para  o reconhecimento das mídias sociais como um canal de marketing direto, além de identificar que está planejado um investimento significativos em email marketing e mídias sociais no segundo semestre de 2009.


O universo da pesquisa foram 500 profissionais de marketing, que responderam a um ‘survey’ online no período de 21 de maio a 1 de junho de 2009,  e falaram o seguinte:



  • 29% disseram que a responsabilidade pelas mídias sociais está distribuías por vários departmentos

  • 36% disseram que o departamento de marketing direto é responsável por mídias sociais

  • 9% disseram que a responsabilidade é de relações públicas

  • 5% têm um departamento dedicado a mídias sociais

A pesquisa revelou que mídias sociais é cada vez mais uma iniciativa ‘quente’ entre os profissionais de email marketing, com 66% planejando integrar os dois canais em 2009, e 48% que já têm uma estratégia formulada para isso. 83% aumentarão os investimentos em email marketing este ano e 62%, também em mídias sociais.


Ainda existe uma confusão generalizada a respeito de como uma estratégia de mídias sociais para email marketing deveria ser implementada, observa o relatório:



  • 55% dos respondents relatam que um dos seus maiores desafios ao integrar mídias sociais e email marketing é determinar as métricas

  • 48% dizem que o maior desafio é estabelecer os objetivos de negócio

Fica claro que as mídias sociais cresceram a um ponto que precisam de um responsável e de um propósito dentro do marketing. A StrongMail acredita que a interconexão intrínseca entre mídias sociais e email fazem delas um canal direto ideal, na medida em que o email continua a dirigir o envolvimento em redes sociais ao alertar os membros de novos conteúdos e atualizações. E, diz o relatório, a capacidade de comunicar mensagens relevantes em redes sociais é crítica para o sucesso do negócio no meio.


Ryan Deutsch, vice president of strategic services and market development, conclui que “A alavancagem de mídias sociais é um instrumento valioso para atingi os objetivos de marketing direto. mas as necessidades têm que ser ligadas a méticas, tais como compras, aquisição de novos clients ou retenção de consumidores… em linha com objetivos gerais de marketing direto e do negócio.”