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O Desafio do CRM



 


     Consumidores são a essência do marketing. Consumidores são estratégicos, produtos são táticos. Cada vez mais, as empresas estão percebendo que focar no consumidor não é razão suficiente para o sucesso de uma marca.


 


     No marketing orientado a produtos, as empresas alardeiam a necessidade de focar o consumidor porque estão centradas no produto. Comandadas pela ótica do produto, as suas principais decisões estão dirigidas para quem vender, como distribuir o produto e como se comunicar com o mercado-alvo. O consumidor é a função dependente, em um mundo no qual o produto representa o centro do universo.


 


    A competitividade em marketing depende fundamentalmente da qualidade e da intensidade do relacionamento da marca com os consumidores. A abordagem, centrada no relacionamento com o consumidor, passa a ser cada vez mais empregada. As estratégias das marcas competitivas buscam seletivamente enxergar e se relacionar com os consumidores de valor para a marca. Quem são, onde estão, quais as suas necessidades individuais, seu perfil, seu histórico de relacionamento, suas transações.  

entender as suas experiências com a marca e com a categoria. E aí, criar e desenvolver um sólido canal de marketing, estabelecendo um rentável relacionamento entre o consumidor de valor e a sua marca.  

 

Com a contribuição de Eduardo Souza Aranha

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