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São Paulo, Brasil - 28 de janeiro de 2022, 16:31

O Ecossistema de Vendas por Dulcio Jr

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Caros Leitores do Blog de Televendas, Boa Noite!

Convidei um amigo especial e grande profissional do mercado
de digital, Dulcio Jr, a nos
presentear com uma reflexão sobre o Ecossistema de Vendas. Espero que gostem e
que este artigo possa nos ajudar a encontrar o modelo de vendas mais adequado
para nossas empresas.

Boa Leitura! Julio X

O
Ecossistema de Vendas.

 

Vender é o objetivo de todas as empresas e o único de meio
de sustentação no médio prazo. Por isso, desde que empresa é empresa os
profissionais da área vendas são tão valorizados.

O problema é que na era digital, aquela figura do bom
vendedor, com boa conversa e carteira de clientes cativos, já não se encaixa
mais. Em tempos de IPhone 6 Plus, as vendas são globais e contabilizadas em
dezenas de milhares por dia.

Então, a pergunta que fica: Quais profissionais devem ser
valorizados?

O profissional valorizado na era digital é aquele que
conseguir compor um Ecossistema de
Vendas
. Aquele profissional que conseguir reunir e liderar um conjunto
de elementos, pessoas, agências, consultores, call centers, mídia, processos,
sistemas e recursos financeiros interagindo uns com os outros e com os fatores
externos – concorrência, Eleições, Copa do Mundo, Olimpíadas, desastres,
guerras, etc.

O grande desafio é garantir o funcionamento do Ecossistema de Vendas, com todas
as suas imperfeições e todas as interações não matemáticas entre os seus
elementos. Reunir os elementos certos, retirar os elementos que perturbam e
prever a sustentação e crescimento do processo.

De forma concreta, o desafio atual é reunir gente diferente,
desde estatísticos, programadores, operadores de call center, webdesigners,
programadores de mídia, planejamento e financeiro, todos em prol de vendas, com
metas atreladas e bem definidas. Muitas vezes é necessário recorrer a parceiro
especializados, como agências, consultores e operação de vendas terceirizada, o
que torna ainda mais complexo o alinhamento de objetivos e o equilíbrio do
Ecossistema.

Portanto, ficou muito mais complexa a atividade de vendas e
é impossível reunir numa pessoa ou menos num grupo pequeno de pessoas todas os
conhecimentos e funções necessárias para vender. Cabe ao profissional de vendas
atual ser o responsável por reunir todas essas distintas competências e energias,
em harmonia, com foco e principalmente, preservando o Ecossistema de Vendas ao longo do tempo.

Para contato e informações: [email protected]

Dulcio, Economista da FEAUSP. Especialista em Marketing
Direto e em produtos digitais. Consultor de empresas e CMO do Resolva Online –
RDS Digital.

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