Por essa vocês não esperavam, confessem: supermercados fazendo ofertas em um site de compras coletivas. Mas os analistas estavam esperando, sim, alguma coisa nova do Groupon desde foi iniciado seu processo de IPO. Como comentou Max Goldberg, sócio fundador do The Radical Clarity Group, em artigo recente, “Eles mudaram a natureza do varejo. Dispararam um onda profunda de descontos. Desenvolveram um sistema para negociantes locais efetivamente atingirem e ativarem consumidores diferente de jornais de bairro e malas diretas. . Eu estou ansioso para ver como ele farão a sintonia fina do serviço e aperfeiçoarão o varejo local.”
Pois aí está o anúncio do acordo entre o Groupon e a rede de 61 lojas Big Y. Mais uma vez, eles são os primeiros a montar ofertas diárias para um supermercado tradicional. A única experiência anterior também tinha sido do Groupon: ofereceu um desconto para a loja Fox & Obel, supermercado chique de Chicago, em 2010.
A nova oferta dá aos consumidores a oportunidade de comprar um “Shellfish Grill Pack” (duas caudas de lagosta, duas patas de caranguejos gigantes, dois espetinhos de camarão, dois mariscos recheados e um quilo de mexilhões) por 24 dólares em vez dos normais US$39.99. Os compradores que quiserem a oferta devem digitar o número do cartão de fidelidade Big Y no caixa para crédito instantâneo. É uma mudança importante em relação à típica transação do Groupon, na qual os consumidores ou imprimem um cupom ou usam uma versão digital em seu celulares.
Para a oferta do Big Y, o Groupon utilizou a Incentive Targeting, uma empresa de tecnologia especializada em “shopper marketing”. Segundo Ben Sprecher, fundador e VP de marketing da Incentive Targeting, o format anterior não funcionaria para empresas como Big Y. “Grande varejistas com ambientes de multilojas e várias filas no checkout medem os atrasos em milhares de dólares por segundo”, disse ele.
Um artigo no Advertising Age sugere que a oferta do Big Y oferece a perspective de um futuro diferente e maior para o Groupon, na medida em que estará concorrendo com as empresas de cupons como SmartSource e Valassis. O negócio, segundo o Ad Age, “potentialmente remove obstáculos importantes que o mantinham fora das verbas multibilionárias de promoção de vendas dos fabricantes de produtos embalados”.
Fonte: RetailWire