O Mix de gerações no ambiente corporativo

0
2


Muito se fala sobre as diferentes gerações no mercado de trabalho, mas será que as empresas estão atentas a esse mix de profissionais no ambiente corporativo?
Com o aumento na expectativa de vida, atualmente vamos nos deparar com 3 gerações atuantes no mercado de trabalho e uma quarta, que em breve também dividirá esse espaço. O primeiro são os profissionais nascidos entre os anos 40 e 60, conhecidos como os Baby Boomers, muitos já aposentados, mas ativos no mercado. Esse grupo ficou por anos ou teve uma única empresa em seu histórico profissional, apresenta forte ligação com as empresas, demonstra lealdade e valoriza a ascensão profissional.
Já a geração X, composta por profissionais nascidos entre os anos 60 e 80 que foram atingidos pela globalização e aprenderam a conviver com a tecnologia. São fieis às empresas em que atuam, prezam hierarquia e estabilidade financeira.
Os nascidos entre 80 e final dos anos 90, são conhecidos como geração Y. Formada por profissionais que nasceram junto com a internet. Preferem um ambiente descontraído que permita inovação e não são adeptos da rotina, buscam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A partir de 2000 teremos a geração Z, que são altamente conectados a tecnologia e utilizam de vários equipamentos ao mesmo tempo.
Apresentada a composição do cenário atual, retomo a pergunta inicial. Será que as empresas estão atentas a esse mix de profissionais no ambiente corporativo? E, além disso, elas estão preparadas para lidar com essa variedade de comportamento?
As empresas devem estar abertas para olhar o melhor de cada geração e aproveitar a diversidade de competências que esse novo ambiente pode trazer. 
Estimular a interação entre esses profissionais, de forma que cada um mantenha a sua singularidade será um desafio, mas terá consequências produtivas ao futuro da empresa.

1 COMENTÁRIO

  1. Não consigo fazer cadastro pois diz que meu cef já esta cadastrado, mas quando entro em recuperar senha diz que meu e-mail não esta cadastrado.
    Oque fazer?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorÀs compras
Próximo artigoSalesforce anuncia nova plataforma