Unsourcing é uma tendência de criação de comunidades online destinado a incentivar o suporte direto entre usuários, pode-se dar através de um blog, de um fórum criado pela empresa ou pelas redes sociais, como o Facebook ou twitter.
Comunidades unsourcing permitem aos clientes fazerem perguntas sobre os produtos e serviços de alguma empresa e receber respostas por parte de outros usuários que passaram por experiências parecidas. Ultimamente o unsorcing tem sido apontado como a mídia do futuro do suporte ao cliente, mas como o futuro passa rápido e em matéria de tecnologia nada substitui nada para sempre, tenho a visão de que o unsorcing é mais um canal de comunicação empresaxcliente, que independente do apoio de algumas empresas já tem funcionado entre grande parte dos consumidores online.
A empresa que apostar nesse tipo de comunicação e criar fóruns específicos de compartilhamento de informações de produtos, de uma maneira oficial e com sua marca, sem dúvida irá diminuir a carga de seu CRM e se souber aproveitar as inúmeras sugestões dos consumidores, pode até promover a melhora de seus produtos ou da forma como comunicar-se com seus clientes. Lembrando sempre que o consumidor que usa esse tio de mídia, geralmente é muito mais bem informado e mais influente, persuadindo por vezes a escolha de produtos em suas comunidades online. Ficar atento a eles ou mostrar preocupação nesse caso, também pode significar aumento de receita.
O conceito de unsourcing não se contrapõe ao outsourcing, tendência global das maiores empresas de serviço há pelo menos 2 décadas. O Outsourcing é a entrega total ou parcial de atividades, geralmente de tecnologia ou serviços temporários, enquanto que o unsourcing é a comunicação entre usuários. Uma empresa que possui um CRM terceirizado (outsourcing) pode inclusive investir em canais unsourcing. Isso diminui pontos de atendimento e melhora a comunicação com o usuário. Criar pesquisas que avaliem esse novo canal de comunicação também pode ajudar. Não basta apenas criar um fórum, um blog na página oficial da empresa ou um blog para promover debates. Deve-se estar presente e “ouvir” o que os clientes tem debatido entre si e até promover discussões: Como melhorar meu produto? O que meu produto poderia fazer? Por que você comprou?
A rede americana Best Buy possui uma comunidade de 600.000 usuários, promove debates e diálogo com os usuários e diz ter uma economia de 5 milhões de dólares por ano, sem contar com vendas e melhora na imagem.
O unsorcing não substitui o CRM, mas como quase não tem custo, prejuízo é não enxergar essa tendência!
Bastante enriquecedora a materia , conteudo objetivo e didatico, e mesmo eu que me considero uma pessoa informada, nao conhecia nada sobre o tema Unsorcing , conheço os foruns do debate, mas nao conhecia a nomenclatura. Parabens