O sonho americano do Banco do Brasil

MM Online:

O Banco do Brasil prepara a sua entrada no mercado de varejo bancário norte-americano. A operação está em curso e foi confirmada pelo presidente-executivo da instituição financeira, Aldemir Bendine, em entrevista à Reuters.

Inicialmente, o objetivo do BB é montar uma estrutura para atender os brasileiros que residem nos Estados Unidos. O conceito da ação seria similar ao que o banco tem em funcionamento no Japão para atender os dekasseguis (trabalhadores brasileiros que moram no país) – essa é a única operação representativa do BB no exterior.

Bendine cogitou dois caminhos para a entrada no mercado norte-americano: a montagem de agências próprias nas cidades com grande população de brasileiros – como a Flórida e Massachussets – ou a aquisição de uma instituição já presente no país.

O M&M Online apurou que a segunda opção é a mais forte no momento, pois possibilitaria um avanço em algumas etapas do planejamento, já que o projeto de expansão internacional do banco sofreu um atraso por conta do desenrolar da crise financeira global. No momento, o BB espera pela solulção de entraves burocráticos e a aprovação do Federal Reserve (o banco central norte-americano) para ter condições de iniciar suas operações nos EUA.

Ainda na entrevista à Reuters, Bendine confirmou também o interesse do BB em entrar no varejo bancário de países latino-americanos, como a Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Atualmente, o Banco do Brasil tem agências em Nova York (para pessoas jurídicas) e Miami (para pessoas físicas) e um escritório de representação em Washington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima