Oi Pessoal!
Dando continuidade ao artigo sobre a importância do Feedback, focaremos hoje, os Tipos de Feedback.
Sua função básica é reforçar um comportamento que se deseja que se repita. O incentivo e o elogio são importantíssimos porque se o reforço não acontecer, pode ser que o comportamento esperado não volte a ocorrer.
Esse feedback é poderoso e por isso, eficaz.
Primeiro, afirme ou descreva o comportamento esperado, em seguida explicite as consequências benéficas de tal comportamento. Depois, o que sentiu em relação à atitude do outro e por fim, o porque de você ter se sentido de tal maneira. Esse tipo de feedback potencializa o efeito para quem o recebe.
Ex. “Você reuniu neste relatório, os faturamentos dos últimos meses de nossas filiais, o que facilitou muito a exposição e meu desempenho nas reuniões com a diretoria. Pude perceber como você é uma funcionária dedicada e proativa porque sempre me atende a contento, antevendo as necessidades de nosso departamento e da empresa”.
Lembrando que, como eu disse no primeiro artigo sobre feedback, esta tática é válida na vida pessoal também. Portanto, experimente e tente aplicar o feedback positivo com sua família e amigos; você verá as mudanças para melhor e o aumento da qualidade em seus relacionamentos.
O feedback Insignificante
Como o próprio nome diz, esse feedback é tão vago e abrangente, que quem o recebe não tem certeza de seu propósito. Tem mínima importância e nenhum impacto.
Ex. “Muito bem!” ou “É isso aí!”.
A pessoa que recebe esse tipo de elogio como incentivo, dificilmente consegue relacionar o feedback recebido com seu comportamento.
O feedback Ofensivo
Contém crítica e ameaça.
Seria um feedback incompleto, pois falta dizer ao ouvinte, o motivo do comportamento dele ter sido inadequado. Quando recebemos um “não” e temos consciência do porque, ficamos menos ansiosos e menos resistentes à mudança necessária de comportamento. E quando as pessoas têm essa ciência, torna-se muito provável que busquem a assertividade para receber o “sim”, ou seja, a aprovação do meio.
Na verdade, o feedback ofensivo é útil somente quando todas as possibilidades e estratégias já foram aplicadas, pois algumas pessoas têm alto nível de resistência, pouca habilidade para a abstração e associação de ideias e baixa percepção do que acontece ao seu redor. Neste caso, limites rígidos têm que ser estabelecidos. Mesmo assim, como o avaliado já teve várias oportunidades de mudar e melhorar o comportamento por meio das tentativas esgotadas, ele estará ciente das possíveis consequências de seu comportamento indesejado.
O feedback Corretivo
O objetivo do feedback corretivo é o de modificar um comportamento e é o mais difícil de todos.
Dar feedback é uma arte porque, como as pessoas são diferentes, duas podem ouvir uma mesma mensagem e interpretá-la e reagir de maneiras diferentes.
O motivo de se aplicar feedback corretivo é que comportamento influencia o desempenho, que por sua vez, impacta no resultado final.
Geralmente, para corrigir um comportamento, as pessoas se utilizam de imposição, persuasão e ameaça, talvez, por não saberem agir de outra forma. E quando esse tipo de feedback é realizado com arrogância, soberba e autoritarismo, não provoca a conscientização de quem ouve.
É prudente iniciar o feedback corretivo com o feedback positivo, fazendo elogios para criar um clima amistoso e minimizar resistências; até porque, é lógico que o ouvinte sempre tem características e comportamentos positivos. Depois, entrando no objetivo do feedback corretivo, faça perguntas cuidadosamente orientadas sobre o que motivou o comportamento que deseja corrigir, a fim de entender como a pessoa raciocinou para ter agido de tal maneira. (As perguntas orientadas provocam em quem ouve, reflexão, faz com que o outro se auto-acesse e acabe se sentindo responsável e comprometido com a solução dos problemas e com a mudança efetiva de comportamento). Por fim, esclareça os possíveis equívocos e informe as mudanças que sejam necessárias.
Enfim, utilizando o mesmo raciocínio do positivo: descreva o comportamento ao ouvinte; depois, as consequências deste comportamento, como você se sentiu em relação ao referido, o porque desse sentimento e finalize com o que deve ser trabalhado e alterado.
Princípios básicos sobre Feedback
A qualidade de qualquer relação, seja pessoal ou profissional, depende da qualidade e da quantidade de feedback que cada indivíduo recebe do outro.
A cordialidade e o contato visual são tipos de feedback e muitos que ocupam cargos de liderança ignoram este fato. A indiferença e o desprezo passam a mensagem ao outro: “você não é importante para mim”, e isso afeta as relações, que afeta o desempenho, que afeta o faturamento, que afeta o lugar que a empresa ocupa no ranking da concorrência.
A questão é que algumas pessoas demandam mais feedback do que outras. Em nossas relações pessoais mesmo, é possível perceber que procuramos sempre os mesmos amigos para desabafar e confidenciar e, de certa forma, escolhemos os assuntos a serem abordados, dependendo dos amigos. Em contrapartida, outros nos solicitam mais e acabamos sendo mais ouvintes. São perfis diferentes, uns ouvem mais e outros precisam falar mais.
Negar feedback a alguém é como se fosse uma “tortura psicológica”, principalmente, para as que precisam de mais retorno.
Quando as pessoas são tratadas com atenção e respeito, sentem ímpeto de retribuir, corresponder, se comprometer. Portanto, o feedback aplicado de maneira apropriada pode trazer inúmeros benefícios à sua vida pessoal e profissional.
Até a próxima!
Artigo muito interessante , principalmente quem ocupa cargo de liderenca em gestao de pessoas …
Olá Fabiana,
Realmente o feedback tem muita importância para uma equipe.
Adorei rever os tipos de feedback.
Parabens pelo artigo.
Junior Ribeiro
Olá Sergio
Muito obrigada por sua visita!
Volte sempre,
abraços
Fabiana
Parabéns pela clareza e simplicidade do texto.
Fácil de ler e objetivo.
Achei o texto muito bom!
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Fácil de ler e objetivo.
Achei o texto muito bom!
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Olá Fabiola
Obrigada pelos elogios!
Para mim, é importante saber que os leitores estão gostando e julgando úteis os artigos.
Espero sempre vê-la no Blog!
Abraços
Fabiana