Os últimos temas dos visionários

Para terminar essa minissérie sobre o encontro realizado pela primeira dama do relacionamento online, Patricia Seybold, com um grupo de executivos que ela chama de “visionaries”, vou resumir os três temas que faltam.


1. A

maldição dos baby boomers.

O problema aqui, que serve para não apenas para os negócios online, é que estamos acostumado a desenhar produtos e serviços para nossas gerações. E essas gerações estão começando a se aposentar, ou simplesmente ser ultrapassadas. Precisamos aprender, e logo, a pensar com a cabeça das gerações que estão surgindo.

2. Olho nos mundos virtuais, nos games online e que-tais

É mais ou menos um corolário do tema precedente. Precisamos ficar de olho nas crianças, aprender com a capacidade de realizar multitarefas e de processar capacidades em paralelo que elas estão demonstrando ao lidar com a Internet.

3. Orientando as mudanças organizacionais

Para terminar, Patty e seus convidados dedicaram um bom tempo discutindo como frequentemente é difícil manter todo mundo em uma grande organização alinhado em torno de desejos e necessidades de consumidores e de momentos da verdade. Os exemplos que surgiram de mudanças culturais bem sucedidas vieram de uma combinação de métricas operacionais dirigidas para os consumidores e habilidade política para garantir que todos estejam felizes durante o processo de monitoração e de aperfeiçoamento de coisas que importam de verdade para os consumidores.