Vem circulando pela internet uma mensagem de Sam Walton, fundador do Walmart, a maior empresa de varejo do mundo. Ele teria dito esta mensagem na abertura de um programa de treinamento interno.
Dedico esta mensagem a todas as empresas que acham que só há insatisfação quando há reclamação ou, melhor, que calculam seus índices de insatisfação com base no volume de reclamações recebidas.
Dedico também a todas as empresas predominantemente reativas, que não conseguem se antecipar às possíveis necessidades e solicitações de seus clientes.
Vale a pena ler e, principalmente, refletir.
Abraço,
Vladimir
Eu Sou o Cliente
Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas somente.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam
ideias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.
Você deve pensar que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca mais volta! Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.
Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas: um pouco mais de cortesia.
“Clientes podem demitir todos de uma empresa, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar “