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Palavras de Sam Walton (Walmart) – Para refletir

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Vem circulando pela internet uma mensagem de Sam Walton, fundador do Walmart, a maior empresa de varejo do mundo. Ele teria dito esta mensagem na abertura de um programa de treinamento interno.


 


Dedico esta mensagem a todas as empresas que acham que só há insatisfação quando há reclamação ou, melhor, que calculam seus índices de insatisfação com base no volume de reclamações recebidas.


 


Dedico também a todas as empresas predominantemente reativas, que não conseguem se antecipar às possíveis necessidades e solicitações de seus clientes.


 


Vale a pena ler e, principalmente, refletir.


 


Abraço,


Vladimir


 


Eu Sou o Cliente


 


Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.


 


Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.


 


Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.


 


Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas somente.


 


Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.


 


Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam


ideias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.


 


Você deve pensar que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca mais volta! Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.


 


Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas: um pouco mais de cortesia.


 


“Clientes podem demitir todos de uma empresa, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar “


 

Sam Walton (Walmart)

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