Pânico: Reunião Mensal de Desempenho das Vendas

0
2



Atuei como executivo durante grande parte de minha vida e vivi esta sucessão de reuniões mensais de avaliação de resultados. Com a maioria dos diretores com quem trabalhei, estas reuniões eram um massacre para aqueles que não alcançavam as metas. As ofensas atingiam não só o profissional como o ser humano.


 


Surpresa geral


Um dia, um novo diretor em nossa primeira reunião de avaliação, pegou todos de surpresa ao solicitar que o campeão do mês dissesse a todos quais ações havia feito que o levaram ao sucesso. Não estávamos preparados para falar de coisas boas, estratégias vencedoras.


 


Afinal, o que aprendemos com as coisas erradas? Aprendemos a não repeti-las, porém não aprendemos como fazer a coisa certa! Desta forma, esta postura do novo diretor fez com que aos boas práticas se estendessem à toda equipe, gerando novas posturas, inovação, restabeleceu a auto estima e  acima de tudo a valorização e respeito ao ser humano.


 


Em minha atividade de consultor e educador corporativo constato que as posturas do velho diretor ainda persistem, com a alegação que se precisa manter o controle sobre a equipe(chamam isto de liderança!) e que sem pressão a turma amolece…Os que agem como o velho diretor, são os primeiros a super valorizarem “palestras-relâmpago” de motivação. Um filmezinho que rola no Youtube é suficiente e grátis, e depois de sua exibição vai bem uma nova esculhambação no pessoal, pois assim eles se tocam.


 


Palestras motivacionais e filmes que mostram superação humana dizem o que fazer, mas não ensinam como fazer e tendem a gerar mais frustrações e …erros, muitos erros e desistência em pouquíssimo tempo.


 


A melhor motivação


Nada motiva mais um profissional do que ele sentir-se preparado para realizar suas tarefas, daí porque cada palestra/exibição de filme motivacional deve também acrescentar uma parte dedicada ao ensino de nova técnica, novos argumentos, nova visão sobre usos, aplicações e indicações dos produtos/serviços que a empresa comercializa, seguida de uma meta desafiadora de resultados para o próximo mês.        


 


Reflita bastante sobre como têm sido suas reuniões e se gostou de nossas sugestões acima, aceite também esta:


 


Palestra com 2 horas de duração em Reuniões, Encontros ou Convenções de vendedores


 


Titulo:Como manter-se motivado num ambiente de rápidas transformações


 


Conteúdo:


ü  O que você vende é o mesmo que os clientes compram?


ü  As mudanças entre vender antes de 2000 e agora: Vence o mais ágil e o mais preparado.


ü  Vende mais quem saber ouvir e é auto motivado.


ü  O passo a passo da auto motivação.


ü  O novo vendedor: Os 7 segredos do campeão de vendas.