A GrowBiz é uma consultoria de expansão de negócios, seja franquias ou outro modelo. O principal da empresa é o Marcelo Cherto. Estou desenvolvendo um trabalho em parceria com eles. O recado que enviaram neste final do ano merece ser compartilhado.
“E lá se vai o ano de 2009!
Foi um ano duro… Mas as perspectivas para 2010 não poderiam ser melhores.
Nós, da GrowBiz, entrevistamos mais de 450 executivos dos mais diversos segmentos de mercado, para saber como vêem as oportunidades e ameaças para suas empresas em 2010. O resultado nos surpreendeu positivamente.
Houve um grande consenso na percepção dos entrevistados quanto à taxa do dólar para o final de 2010 (estabilizada em torno de R$ 1,80) e a taxa de inflação acumulada no ano (5,3%).
As apostas no crescimento do PIB para 2009 ficaram na média de 4,73%. Mas há gente mais otimista, especialmente executivos dos segmentos de Saúde, Construção, Alimentos e Bebidas. E alguns um tanto pessimistas, especialmente gente do Setor Público, do Terceiro Setor e – surpreendentemente – do Varejo (que, nos últimos meses, vem crescendo a taxas bastante animadoras).
A expectativa dos entrevistados é de que suas empresas cresçam, em média, cerca de 27% em 2010.
O pessoal da área de TI e Telecom espera crescer 30%, executivos de empresas de consultoria apostam em 28% e o povo do Varejo acredita em crescimento de pelo menos 25%.
Se nossos entrevistados estiverem certos, o pior desempenhos ficará com a área Agrícola e Setor Público, com um crescimento em 2010 de “apenas” cerca de 10%.
Mecanismos nos quais os entrevistados apostam, para viabilizar o crescimento que projetam para suas empresas: os representantes de praticamente todos os segmentos de mercado vão investir na mesma estratégia de crescimento: trabalhar melhor seus canais de vendas. Seja aumentando o número de pontos de presença através da abertura de novas filiais ou do credenciamento de novos intermediários (franquias, revendas, distribuidores, integradores, representantes comerciais ou equipes porta-a-porta) para, assim, aumentar a base de NOVOS clientes e ingressar em NOVOS mercados.
Tal estratégia de expansão vai exigir aumento dos quadros de colaboradores diretos ou indiretos da maioria das empresas. E é exatamente aí que os executivos percebem a maior ameaça para 2010: falta de mão de obra qualificada – tanto para execução, quanto para Marketing e Vendas.
Outra ameaça percebida é a possível falta de capital para financiar o crescimento. O mercado crescerá mais rápido do que o fôlego financeiro das empresas, que correm o risco de perder parte da carteira de clientes para a concorrência.
O grande desafio das organizações de todos os ramos será ter agilidade e velocidade para o crescimento, criando um engenho bem engrenado para recrutar, selecionar, capacitar e reter talentos (funcionários e canais).
A padronização dos processos será fundamental para garantir o crescimento com qualidade de atendimento, execução e entrega.
O maior investimento das empresas entrevistadas será nas áreas de Recursos Humanos, Marketing e Vendas. Investir mais em Marketing é coerente com estratégia de buscar NOVOS clientes e NOVOS mercados. Contudo, deve ser priorizado um Marketing inteligente, que envolva a busca de novos modelos de operação para atender o mercado com maior rapidez e competitividade.
Nossa sugestão: aproveite o final deste ano (e o comecinho do ano que vem) para se preparar.
Faça um bom planejamento, com uma boa engenharia financeira para saber quanto poderá investir.
Estude alternativas de modelos de operações e modelos de expansão.
Estruture as áreas de Marketing e Vendas, para ganhar mais agilidade e melhorar o desempenho da empresa.
Pense em como “clonar” e transmiti-lo a seus colaboradores.
Padronize os processos, para ganhar escala.
Não desperdice esta oportunidade. Ela será única.
A GrowBiz lhe deseja um EXCELENTE 2010 – repleto de alegrias e muito muito crescimento.”
Foi um ano duro… Mas as perspectivas para 2010 não poderiam ser melhores.
Nós, da GrowBiz, entrevistamos mais de 450 executivos dos mais diversos segmentos de mercado, para saber como vêem as oportunidades e ameaças para suas empresas em 2010. O resultado nos surpreendeu positivamente.
Houve um grande consenso na percepção dos entrevistados quanto à taxa do dólar para o final de 2010 (estabilizada em torno de R$ 1,80) e a taxa de inflação acumulada no ano (5,3%).
As apostas no crescimento do PIB para 2009 ficaram na média de 4,73%. Mas há gente mais otimista, especialmente executivos dos segmentos de Saúde, Construção, Alimentos e Bebidas. E alguns um tanto pessimistas, especialmente gente do Setor Público, do Terceiro Setor e – surpreendentemente – do Varejo (que, nos últimos meses, vem crescendo a taxas bastante animadoras).
A expectativa dos entrevistados é de que suas empresas cresçam, em média, cerca de 27% em 2010.
O pessoal da área de TI e Telecom espera crescer 30%, executivos de empresas de consultoria apostam em 28% e o povo do Varejo acredita em crescimento de pelo menos 25%.
Se nossos entrevistados estiverem certos, o pior desempenhos ficará com a área Agrícola e Setor Público, com um crescimento em 2010 de “apenas” cerca de 10%.
Mecanismos nos quais os entrevistados apostam, para viabilizar o crescimento que projetam para suas empresas: os representantes de praticamente todos os segmentos de mercado vão investir na mesma estratégia de crescimento: trabalhar melhor seus canais de vendas. Seja aumentando o número de pontos de presença através da abertura de novas filiais ou do credenciamento de novos intermediários (franquias, revendas, distribuidores, integradores, representantes comerciais ou equipes porta-a-porta) para, assim, aumentar a base de NOVOS clientes e ingressar em NOVOS mercados.
Tal estratégia de expansão vai exigir aumento dos quadros de colaboradores diretos ou indiretos da maioria das empresas. E é exatamente aí que os executivos percebem a maior ameaça para 2010: falta de mão de obra qualificada – tanto para execução, quanto para Marketing e Vendas.
Outra ameaça percebida é a possível falta de capital para financiar o crescimento. O mercado crescerá mais rápido do que o fôlego financeiro das empresas, que correm o risco de perder parte da carteira de clientes para a concorrência.
O grande desafio das organizações de todos os ramos será ter agilidade e velocidade para o crescimento, criando um engenho bem engrenado para recrutar, selecionar, capacitar e reter talentos (funcionários e canais).
A padronização dos processos será fundamental para garantir o crescimento com qualidade de atendimento, execução e entrega.
O maior investimento das empresas entrevistadas será nas áreas de Recursos Humanos, Marketing e Vendas. Investir mais em Marketing é coerente com estratégia de buscar NOVOS clientes e NOVOS mercados. Contudo, deve ser priorizado um Marketing inteligente, que envolva a busca de novos modelos de operação para atender o mercado com maior rapidez e competitividade.
Nossa sugestão: aproveite o final deste ano (e o comecinho do ano que vem) para se preparar.
Faça um bom planejamento, com uma boa engenharia financeira para saber quanto poderá investir.
Estude alternativas de modelos de operações e modelos de expansão.
Estruture as áreas de Marketing e Vendas, para ganhar mais agilidade e melhorar o desempenho da empresa.
Pense em como “clonar” e transmiti-lo a seus colaboradores.
Padronize os processos, para ganhar escala.
Não desperdice esta oportunidade. Ela será única.
A GrowBiz lhe deseja um EXCELENTE 2010 – repleto de alegrias e muito muito crescimento.”