Pesquisa: o que as pessoas fazem na web?



Uma pesquisa da Forrester Research tenta responder essa pergunta. Os dados são, evidentemente, do mercado americano, mas acredito que dá para extrapolar e usarmos para o mercado brasileiro.


 


A empresa dividiu os usuários em 6 tipos: Criadores, pessoas que publicam web pages, escrevem blogs e fazem upload de vídeos para sites como YouTube, Críticos, pessoas que comentam blogs e participam de enquetes, Colecionadores, pessoas que usam RSS e “tagueiam” páginas web para junta informação, Grupais, pessoas que usam sites de redes sociais, Espectadores, pessoas que lêem blogs, assistem vídeos criados por outros e ouvem podcasts, e Inativos, pessoas que estão online ainda não participam de nenhuma forma de mídia social.


 


E segmentou-os em 7 clusters: Adolescentes, 12 a 17 anos, Jovens, 18 a 21 anos, Geração Y, 22 a 26 anos, Geração X, 27 a 40 anos, Jovens “Boomers”, 41 a 50 anos, “Boomers” mais velhos, 51 a 61 anos, e Seniors, mais de 62 anos.


 


Criadores estão distribuídos da seguinte forma: 34% adolescentes, 37% jovens, 30% geração Y, 19% geração X, 12% jovens boomers, 7% boomers mais velhos e 5 % seniors.


 


Críticos: 24% adolescentes, 37% jovens, 34% geração Y, 25% geração X, 18% jovens boomers, 15% boomers mais velhos e 11 % seniors.


 


Colecionadores: 11% adolescentes, 16% jovens, 18% geração Y, 16% geração X, 15% jovens boomers, 16% boomers mais velhos e 11 % seniors.


 


Grupais: 51% adolescentes, 70% jovens, 57% geração Y, 29% geração X, 15% jovens boomers, 8% boomers mais velhos e 6% seniors.


 


Espectadores: 49% adolescentes, 59% jovens, 54% geração Y, 41% geração X, 31% jovens boomers, 26% boomers mais velhos e 19% seniors.


 


Inativos: 34% adolescentes, 17% jovens, 21% geração Y, 42% geração X, 54% jovens boomers, 61% boomers mais velhos e 70% seniors.


 


A soma das colunas dá mais do que 100%, claro, porque uma pessoa pode ser Criador e Colecionador e Grupal.

 

(quem me mandou a pesquisa foi o Sergio Viriato, do Lá Fora – www.lafora.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima