Principal motivo: “o app não é útil” — mas isso não é tudo
Uma descoberta que muitas marcas fizeram: os consumidores que baixaram seus apps têm um mais alto valor vitalício. Logo, fazer um consumidor baixar seu app deveria ser um objetivo chave em suas estratégias de marketing. Mas não é tão simples: a maior parte dos apps termina sendo deletado depois de ser muito pouco usado. A MarketingSherpa ouviu 2.400 pessoas para entender as principais razões desse comportamento. E, no topo da lista, apareceu a afirmação de que “o app não era útil”. O problema é que isso foi selecionado por apenas 18% dos respondentes — longe, portanto, de uma real maioria. Outras razões escolhidas também recaíram no tema “utilidade”, como por exemplo “o app não desempenha bem, ou tem bugs” (13%) e “eu recebo pelo app as mesmas ofertas e promoções que recebo por mala direta, revistas, jornais, etc.”(12%). Resumindo, o app precisa fornecer uma proposta de valor para o consumidor e funcionar adequadamente, o que parece não ser o caso da maioria dos apps das empresas, na visão dos consumidores. Talvez porque algumas marcas estão mais preocupadas com o que estabeleceram como objetivos (p.ex., “criar mais conexão com o consumidor fazendo-os baixar um app”) do que em oferecer utilidade e valor real para o consumidor. Fonte: MarketingSherpa
Com vocês, Leonardo, o portfolio de Internet das Coisas da SAP
No final do ano passado, a SAP lançou um pacote de serviços de Internet das Coisas — e agora batizou-o: SAP Leonardo. A empresa também anunciou um programa do kickstarter voltado para ajudar os seus clientes a começarem projetos relacionados com IoT. O SAP Leonardo abrange um investimento de US$2,2 bilhões para os próximos 4 anos, distribuídos em três áreas básicas: aplicativos, aquisições e pesquisa e desenvolvimento. “A nova marca, SAP Leonardo, representa todo o portfolio de IoT da SAP e o portfolio de soluções ´solutions´”, afirmou Hans Thalbauer, senior VP da SAP. “Há seis categorias: as três primeiras voltadas para a Internet das Coisas industrial e as outras três expandem-se para a Internet de Tudo — ativos conectados, produtos conectados, frotas conectadas, a Internet das Coisas industrial e tópicos da Industry 4.0.” O programa do kickstarter é parte da rede de laboratórios do SAP Leonardo desenhada para ajudar emprsas interessas em desenvolver casos de uso em aplicativos IoT. O programa usa especialistas da SAP que usarao processo de design-thinking para unir as tecnologias de IoT com os objetivos e exigências do clientes, e então desenvolver pilotos que podem demonstrar valor real de negócios. Fonte: TechTarget
O Walmart está de novo partindo para cima da Amazon, ao oferecer entrega de dois dias grátis em mais de 2 milhões de itens sem qualquer tipo de fee. A oferta vale para compras mínimas de 35 dólares em alimentos, itens domésticos, eletrônicos, brinquedos, para bebês, pets e cuidados pessoais. O programa substitui o ShippingPass, programa de assinatura que custava US$50/ano e que oferecia entrega em 3 dias grátis. O programa “falecido” tinha por objetivo competir diretamente com o Amazon Prime e foi lançado em julho de 2015. Os participantes receberão reembolso, diz o blog da Walmart. A rede oferece também a possibilidade de pegar os produtos no mesmo dia — em 600 lojas. Fonte: Sun-Sentinel