Ponto de Vista: uma nova onda brasileira de um Oceano Azul

0
2






A idéia da coluna “Ponto de Vista” é comparar livros com idéias similares (convergentes ou divergentes) sobre um mesmo tema ou assunto.


 


Pegando carona na estréia este mês da terceira turnê do Cirque Du Soleil em terras brasileiras, vamos falar de um livro que, de certa forma, complementa o grande sucesso “A Estratégia do Oceano Azul”.


 


Já tive oportunidade de escrever aqui no Clube do Livro sobre “A Estratégia do Oceano Azul”, um livro recheado de aplicações práticas e que traz ainda uma série de exemplos de sucesso de Oceanos Azuis criados por empresas como Ford, GM, IBM e a Toyota. Mas sem dúvida, um dos exemplos mais fascinantes que permite a visualização clara de um oceano azul é o Cirque Du Soleil.


 


No ano passado, quando fui assistir a apresentação do espetáculo “Alegria” em São Paulo, comprei um exemplar do livro Cirque Du Soleil – A Reinvenção do Espetáculo“. Este livro, fala exatamente da história do Cirque vista de dentro e com detalhes da implementação dos diferenciais da trupe. A obra foi encomendada por Lyn Heward, a ex-presidente de conteúdo criativo do Cirque, que convidou o jornalista e escritor John U. Bacon para acompanhar uma temporada da trupe. Pois o livro é uma obra prima que tangibiliza um dos mais belos exemplos de implementação da metodologia proposta em “A Estratégia do Oceano Azul”.


 


Vale a pena conferir os dois livros e, é claro, o espetáculo Quidam em turnê pelo Brasil. Fique atento na sua cidade e, por enquanto, curta essas duas leituras de primeira linha. Um belo aperitivo para o novo show do Cirque em nosso país.


 


Confira os artigos em:


 


“Cirque Du Soleil – A Reinvenção do Espetáculo


www.blogclientesa.clientesa.com.br/clubedolivro/default.asp?blogiD=1142


 


“A Estratégia do Oceano Azul”


www.blogclientesa.clientesa.com.br/clubedolivro/?artID=987


 

E anote aí: com o espetáculo Quidam, a trupe canadense iniciou a temporada brasileira no útimo dia 11 de junho em Fortaleza. Ainda em 2009, segue para Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. A partir de Janeiro de 2010, a turnê passará pelo Rio de Janeiro, São Paulo e encerrará a temporada em Porto Alegre.  

 

Um abraço,

Marco Barcellos

Diretor geral e fundador da agência Market 21 no Brasil. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou na Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além de empresas do grupo Algar. Também foi professor na Unip.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorA revolução do suporte
Próximo artigoSÉRIE EMPREGABILIDADE – Como enviar o Currículo