Construindo um programa de fidelidade B2B com táticas B2C
Certa vez, F. Scott Fitzgerald definiu inteligência como “a capacidade de manter duas idéias opostas na mente no mesmo momento e ainda manter a capacidade de funcionar.” Em outras palavras, os sucessos brilhantes – e os fantásticos programas de fidelização B2B – irão ocorrer se você for capaz de equilibrar idéias e prioridades concorrentes. Em B2B, precisamos equilibrar duas exigências: aquelas que definem o negócio e as dos consumidores individuais, e elas estão muitas vezes em conflito. Felizmente, no entanto, estas prioridades opostas podem ser conciliadas – as ferramentas para ganhar a fidelidade de um consumidor e as ferramentas para obter o compromisso de toda uma organização podem ser as mesmas. A diferença reside nas suas funções, e é nossa tarefa intensificar e desenvolver a “inteligência” necessária para fazer ambas funcionar. Continue lendo em A Zona de Desconforto
Pesquisa: onde a fidelidade do consumidor está?
O 2013 Colloquy Loyalty Census, publicado no final de junho, trouxe informações relevantes para quem milita no negócio do marketing diálogo, especialmente no campo da fidelização. A pesquisa cobre o mercado americano, mas suas análises podem ser estendidas para outros mercados. Segundo os dados coletados, o índice de fidelidade das lojas de departamento, especializadas e drogarias aumentou, mas recuou em mercearias. O setor de supermercados, como um todo, mostrou certo nível de saturação, com a taxa de novos participantes caindo cerca de um por cento nos últimos dois anos. Já as lojas de departamento aumentaram a participação nos seus programas de fidelidade em 70% desde 2011; as drogarias em 45% e as lojas especializadas em 26%.
Nos EUA, e isso é importante, as lojas especializadas estão próximas de ultrapassar as companhias aéreas e situarem-se em segundo lugar atrás de serviços financeiros. A fidelidade em restaurantes cresceu em um “explosivo 171%”, as companhias aéreas em 14%. A adesão total aumentou em 26,7%. Os analistas da Colloquy dizem que “o número de participantes ativos (definidos como clientes que se envolveram com o programa pelo menos uma vez nos últimos 12 meses) tem crescido nos últimos dois anos.” No entanto, o estudo constatou que o percentual de participantes ativos em relação ao total caiu de 46% para 44%, o que sugere que ou os novos programas não estão conseguindo manter os participantes envolvidos, ou que tanto os programas novos como os atuais não estão conseguindo “tocar a música certa”. Clique aqui para acessar cópia do estudo.
Leia também: Emailvision sorteia ingressos para o Fórum Ecommerce e outras notícias do mercado de Marketing Direto = Marketing Diálogo no Portal Abemd
Geneal inaugura novo formato de quiosque
A Geneal inaugura um novo formato de quiosque no Largo do Machado, Rio de Janeiro. Com investimento de R$ 120 mil, o espaço conta com 10m² e será a primeira franquia da marca na zona sul da cidade. O objetivo da empresa é ampliar sua atuação na região com o novo formato, que possui visual mais clean e moderno. A criação é do escritório de arquitetura Oficina P:ar. MundodoMarketing.com.br
Agora é oficial: ExactTarget é uma empresa da Salesforce.com
O anúncio chegou à redação através de comunicado oficial, assinado por Scott Dorsey, CEO e co-fundador da ExactTarget. Em suas palavras, “salesforce.com e ExactTarget estão unidas por uma visão ousada que apoiará empresas como a sua transformar o modo como se conectam com seus clientes através de vendas, serviços, e marketing. A combinação das soluções de automação e gerenciamento de campanhas da ExactTarget e das principais soluções de marketing para mídias sociais da salesforce.com – monitoramento com Radian 6, publicação com Buddy Media e publicidade com Social.com – traz uma poderosa plataforma de marketing para os CMOs.” As equipes já estão trabalhando juntas e foi criado um site para responder as questões.