Uma das certezas que todos nós temos no ambiente de competição em que vivemos é que, sem motivação não chegaremos a lugar algum.
Os contact centers, em sua grande maioria, investem continuamente em campanhas motivacionais, tentando extrair sempre um algo a mais das pessoas. Mas, é interessante como essa questão da motivação toma formas diferentes para cada profissional, conforme o momento.
Se você perguntar a um desempregado, qual a motivação dele para a vida, talvez ele responda algo como: “Está difícil. Mas se eu tivesse um emprego…”. De repente, essa pessoa arruma o esperado emprego e deixa para trás a angústia de não ter uma ocupação e uma remuneração. Só que poucos meses depois, ele começa a dar sinais de que falta algo, sua produtividade cai, a empresa já não parece tão interessante como se mostrou na época da sua contratação, seu gestor também já não parece tão legal, o salário é menor do que o pretendido, enfim, uma nova realidade. A partir daí, esse tipo de situação pode deixar de ser um sentimento individual e passar a ser coletivo, entrando em cena as ações motivacionais.
Se as condições que satisfaziam no momento da contratação já não satisfazem mais, é por que algumas das questões que podemos tratar como básicas para que as pessoas se auto-motivem naturalmente deixaram de ser percebidas ou valorizadas. Quando a empresa faz uma campanha motivacional ela quer neutralizar os pontos de incômodo, fazendo com que todos entrem em uma mesma sintonia rumo a um objetivo comum. Mas, assim como as campanhas tem data para iniciar e terminar, os seus resultados também permanecem somente durante certo período. É como se você utilizasse um super turbo em um veículo durante alguns minutos. Nesse tempo ele irá voar, mas se mantiver o turbo acionado o tempo todo o motor irá fundir!
Campanhas devem ser usadas com cautela, esporadicamente, para serem eficazes. Pessoas que tomam todos os dias um mesmo remédio, podem não sentir o seu efeito após um tempo e esse risco com a realização desenfreada de campanhas.
Abraço,
Vladimir
Boa noite Vladimir,
Acredito que a desmotivação é na maioria das vezes um reflexo da frustação dos próprios operadores, e ñ culpa das empresas. Muitas empresas de call center oferecem estrutura adequada, possibilidade de crescimento, campanhas motivacionais e + uma série de benefícios. Cabe aos operadores reconhecer todo este esforço e fazer por merecer, oque não acontece já que a rotina de um operador é tão desgastante que ele acaba não percebendo os benefícios que o rodeiam. ps: sou operadora
Bom dia, Vladimir
Atuo em um Programa de Melhoria Continua de Clima Organzacional. Em sua opinião
“as campanhas devem ser usadas com cautela”. Qual seria a frequencia mais indicada?
Obrigada.