Queda do Fantástico alerta para mudança na publicidade





O programa Fantástico deste domingo, exibido pela Globo, alcançou novamente o patamar do pior índice de audiência de sua história desde 1973. A atração registrou apenas 18 pontos de média, fato que já acontecera outras vezes, e venceu Gugu Liberato, da Record, com dificuldade.  Entre às 20h44 e 23h07, a Globo obteve 18 pontos, contra 16 da Record.


O passar dos anos mostra a queda do domincial da Globo. Na última semana, uma pesquisa revelou que o Fantástico perdeu na última década 1 em cada 3 telespectadores. Chegou-se a especular no mercado que o recorde negativo tenha forçado na Globo a convocação de uma reunião de emergência para discutir o futuro da atração. A expectativa era de reformulação do programa com estreia de novos quadros a fim de melhorar os índices no Ibope.


A possibilidade, entretanto, foi negada oficialmente pela assessoria de imprensa da rede carioca. Em conversa com o Adnews, a CGCOM – Central Globo de Comunicação – diz que a estreia de novos quadros faz parte da dinâmica e tradição do Fantástico e que a estratégia é responsável por manter o programa no ar há 36 anos.


Outros tempos


Especulações à parte, ganha espaço a análise sobre o novo cenário da televisão. Nele, está contido o mundo da propaganda e a diferenciação de investimentos. Se décadas atrás, o domingo à noite era sinônimo de grande procura de marcas e agências, o panorama atual reserva novas opções de investimentos publicitários.


Segundo Ricardo Feltrin, colunista da Folha Online, a queda do ibope do programa dominical já reflete nas vendas das cotas comerciais. Os intervalos do “Fantástico” sempre foram disputados pelos publicitários, principalmente para o lançamento de produtos, os chamados “start up”. Mas, com o fraco desempenho os anúncios estão migrando para as novelas da emissora.


O publicitário Carlos Castelo, redator com larga experiência no mercado, confirma a realidade. Ele acredita que a mudança gerou um novo tipo de estratégia de marketing . “Hoje, há vários nichos, vários tipos de público. Dependendo da característica do produto existem outros horários mais interessantes para anunciar que o Fantástico.”

“Antes era fácil divulgar  campanhas, existiam apenas alguns canais na mídia para anunciar eram: Veja, Jornal Nacional e Fantástico. Mas, agora é diferente, há muitas outras possibilidades.” afirma Castelo.


A concorrência aos domingos cresce cada vez mais.  Além da Record,  a RedeTV! , com o programa Pânico na TV! também vem  conquistando audiência. Inclusive, o Fantástico colocou neste domingo os humoristas do Casseta & Planeta para tentar alavancar o ibope.

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