Em breve deverá andar com um manual de instruções no bolso para consultar e agir em cada momento, servindo como guia de boa conduta para a liderança.
Os manuais explicam que ser um bom líder é aquele que sabe comporta-se adequadamente de acordo com as mais diversas situações, ou seja, aquele que consegue perceber cada uma delas e adaptar o método de liderança às circunstâncias, como também é aquele que deverá ser flexível agindo do acordo com o estilo do liderado e da sua equipe, ou então, ouvirá falar que deverá ter auto conhecimento, ser sincero, transparente( cuidado com a roupa), ser pró-ativo, ter visão de futuro, ser curioso, audaz, assumir riscos, apresentar uma postura positiva diante da vida, ser auto motivado, naturalmente, motivador e acima de tudo ter um equilíbrio emocional, além de saber voar de asa -delta.
Jamais deverá utilizar no seu discurso a palavra funcionário e sim colaborador, não devera falar no singular, eu, e sim no plural, nós e no final do seu discurso agradecer o empenho de todos dizendo que fazem parte de uma grande família.
A lista não termina aí você será constantemente lembrado de ser ético, ( como se precisasse ser lembrado ou estão duvidando) paciente, pois assim mostra que. sabe respeitar as diferenças individuais. Deverá ser claro, flexível, botar a mão na massa quando necessário, mesmo porque não tem mais secretária, ser um grande energizador e estar sempre entusiasmado diante do grupo. Enfim, é aquele que encara os problemas como desafios, de frente, corajoso e avança diante do caos.
Proficiente na tomada de decisões, atua de forma participativa, administra conflitos emanam saúde e energia para a organização. Nem vamos entrar no assunto de marketing pessoal e envolvimento político.
Já recebeu vários títulos e condecorações, foi chamado de Feitor, Capitão, Maquiavel, Monitor, Puxa saco, Dedo duro, Chefe, Coordenador, Supervisor, numa linguagem mais moderna o Facilitador, agora não mais Chefe e sim Líder, o Mentor o Coaching e quais serão os próximos que receberá?
Ufa tantas instruções, quantos títulos. Pelo jeito você tem mesmo que ser um super homem ou uma big mulher.
O que tenho reforçado nos meus grupos de treinamento e nos diálogos com presidentes, diretores vejo que a liderança é à busca de resultados através de recursos tecnológicos, financeiros, mercadológicos, humanos e ela poderá ser desenvolvida a partir do momento em que você, líder, tenha basicamente dois focos de atenção:
Foco em resultado esperado pela organização através de ações estratégicas.
Foco no desenvolvimento humano, favorecendo atingir os objetivos propostos.
Minha experiência em diversas empresas me faz assinalar: Não se iluda, não espere da equipe aquilo que você não é, numa empresa nada ocorre de baixo para cima ou você como líder dá o exemplo ou nada ou pouco ocorrerá.Não exija que o pessoal trabalhe em equipe se você não trabalha, não espere que as pessoas sejam criativas, se você bloqueia ou inibe as novas idéias. É através de pequenas atitudes e comportamentos que emitimos é que passamos a nossa visão e nossos valores na realidade. Devemos deixar de representar vários personagens de filmes de ficção. Lidere através de conduta própria.
A experiência também nos aponta que as maiorias das atitudes positivas ou negativas, somente são tomadas quando os homens estão em grupo, pois sozinho este não se manifestaria.Desta forma, o sucesso de uma organização é substancialmente influenciado pelo desempenho de diversos grupos que interagem entre si e por toda a hierarquia da empresa, tanto verticalmente quanto horizontalmente.
As soluções dos problemas, lançamentos de novos produtos, ações , decisões são resultados de um conjunto de cadeia produtiva, criativa, que vai desde o presidente até o operário e em todas as fazes podemos perceber que existe entre o cérebro para pensar, as mãos para executar, neste caminho, bem no meio, há o coração, para sentir, tanto dos lideres quanto dos liderados.
As pessoas efetivamente se envolvem, “vestem” a camisa, quando se emocionam pelo que faz. Há que diz: Sem “tesão” não há solução.
Tenha em mente: Você que é responsável pelos resultados da empresa, deve lembrar, também, que em todo o processo há pessoas, e é gente lidando com gente!
Sucesso em sua liderança e até breve!