TV, rádio, e também computadores e tablets, praticamente todos os dispositivos estão perdendo a participação do público para o celular. Ou seja, ou você aprende a melhorar suas campanhas de mobile marketing ou vai ver sua marca perdendo participação de mercado. A combinação de aplicativos móveis com tecnologias como IA, Blockchain e realidade aumentada pode ajudar você a se envolver com um público mais amplo e em um nível emocional. Na sexta, 30/8, o site Martech Advisor publicou o que três marcas líderes andaram fazendo nesse campo.
1. Campanha da Behr Paint, usando IBM Watson Ads — chatbots móveis criando experiências interativas
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A Behr queria oferecer a seus clientes uma experiência interativa e informativa do produto e, para isso, fez uma parceria com a IBM para usar seus recursos de publicidade baseados em IA. O resultado foi um site para celular que pode ajudar os clientes na seleção de cores de uma sala. Curiosamente, a metodologia não se baseava apenas nas combinações de cores ou nas práticas recomendadas de design de interiores — o bot do Watson perguntava aos clientes como eles se sentiam sobre a sala, os motivos da renovação e o que significava sentimentalmente para fornecer uma recomendação altamente personalizada.
A principal lição é que os usuários têm um relacionamento com seus dispositivos móveis e quase sempre estão envolvidos com eles. É por isso que se pode usar os chatbots para estabelecer uma conexão mais forte em um site ou exibir anúncios. Os dados coletados por meio de conversas rápidas com bots podem ser usados para personalizar uma infinidade de mensagens de marketing, desde recomendações de produtos a alertas personalizados.
A solução ganhou o 2019 IAC Awards.
2. Piece of the Pie Rewards da Domino´s — mensagens direcionadas podem ampliar seu público-alvo
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O cliente podia baixar o aplicativo da Domino´s e digitalizar imagens de pizza para ganhar recompensas. Após coletar sessenta pontos, o cliente ganharia uma pizza grátis. Curiosamente, a pizza poderia pertencer a qualquer marca — em uma tentativa de coletar conteúdo gerado pelo usuário e criar um burburinho durante os jogos do Super Bowl. O aplicativo usou a tecnologia de IA para reconhecimento de imagem e foi inspirado na tendência de “hackvertising” que visa diretamente os concorrentes por meio de estratégias inovadoras.
A lição é clara: olhe além de seus produtos e serviços e busque inspiração no ecossistema experimental de seus clientes-alvo.
A indústria de cerveja passou recentemente por um escrutínio minucioso da qualidade de seus ingredientes. À medida que uma nova geração de clientes millentials entra no mercado, a Miller Lite decidiu aumentar a conscientização e estabelecer a credibilidade de sua marca para o fornecimento responsável de ingredientes com o Great Taste Trivia, uma campanha de mobile marketing na forma de um jogo de conhecimentos gerais, que fazia parte de uma iniciativa mais geral, “Know Your Beer”. O participante precisa inserir seu endereço de email e confirmação de idade para iniciar o jogo. Foram feitas 12 perguntas e a resposta correta a toda vale uma recompensa de US$ 5 via PayPal.
O jogo de educação e entretenimento era habilitado por Blockchain, podendo autenticar e recompensar os jogadores imediatamente. Este é um ótimo exemplo de como tecnologias emergentes como o Blockchain (que tradicionalmente são vistas como uma mera integração de back-end) podem transformar diretamente as experiências dos clientes.
Lições mais importantes
O céu é o limite. Os profissionais de marketing agora podem entender com precisão o sentimento do cliente, divulgar suas marcas por meio de novos canais e gerar novas formas de interação com o cliente. Por isso…
- Torne cada campanha de marketing móvel mais interativa, com o poder da IA, realidade aumentada e outras tecnologias
- Realize uma pesquisa de mercado abrangente para entender o pulso do cliente e como ele aborda sua marca e seus concorrentes
- Atualize continuamente seus recursos técnicos, aproveitando as mais recentes inovações