RH Estratégico: Nova tendência nas empresas

0
7

Diante do mercado competitivo, as empresas tendem a se tornar dia a dia mais estratégicas, visando à conquista do sucesso, se destacar entre as demais, assim obtendo crescimento e desenvolvimento. Todos os departamentos entram nesta nova tendência, inclusive a área de Recursos Humanos. 

Mas o que é RH Estratégico? Existem alguns tipos de RH e acredito que seja pertinente conhecermos um pouco de cada para entender o que é o RH Estratégico.

– RH Operacional 

Ainda hoje grande parte das empresas adotam este tipo de RH. Este é o típico RH burocrático, com foco apenas nos processos pertinentes ao departamento. 

O RH Operacional engloba o departamento de pessoal que atua ativamente com elaboração de folha de pagamento, relações trabalhistas, benefícios, entre outras. Este tipo de RH, na maioria das vezes, possui atuação estruturada para treinamentos, seleção, avaliação de desempenho; porém com foco estritamente operacional, acabando por se fechar para o restante da empresa, se preocupando com suas atividades e não se importando com os impactos das suas ações nos resultados e nas metas da organização. 

– RH Relacionamento 

A missão deste tipo de RH é a organização de festas e eventos, e na maioria das vezes, também fica responsável em organizar os treinamentos quando o clima organizacional está comprometido. Mas normalmente fica perdido e acaba por organizar treinamentos motivacionais, caprichando na decoração e com escolhas de dinâmicas de grupo que ao término todos os participantes se emocionam e aplaudem a equipe de RH. 

Este é o típico RH classificado como eficiente e não eficaz, que se preocupa muito com a forma e pouco com os resultados da organização.

– RH Estratégico 

O foco do RH Estratégico é em resultados mensuráveis, conseguindo agregar valor ao negócio e às pessoas.  A sua visão vai além das atividades e processos pertinentes ao departamento. Ele tem um lugar reservado nas discussões estratégicas da empresa com o objetivo de traduzi-las para os funcionários, e com o objetivo de entender as necessidades dos funcionários para levar para a direção. 

O desafio deste RH é manter o equilíbrio entre “estratégia e pessoas”, não podendo tender para nenhum dos lados, pois RHs orientados exclusivamente para as pessoas são confundidos com instituições assistenciais, que fazem de tudo para ajudar aos funcionários, porém quando não conseguem, geram revolta, já que esse é o papel atribuído ao departamento. Já quando tendem para o lado da estratégia, correm o risco de implantar algo sem sentido e de focar somente nas políticas da empresa criando formas para controlar as ações dos funcionários. Podemos definir o RH Estratégico, como o que melhor agrupa os dois focos e consegue manter o equilíbrio entre ação e resultado. Ele deve influenciar o negócio com o objetivo de conquistar o sucesso da empresa e também focar suas ações na formulação de estratégias de gestão de pessoal com o objetivo de desenvolver os talentos que garantirão o futuro do negócio. Os RHs Estratégicos trazem como características foco em resultado, objetivos e metas, visão sistêmica, confiança dos gestores e das pessoas, métricas de RH, entre outras e atualmente ele é tido como o “ideal” para empresas que se visem o crescimento e o desenvolvimento no mercado.