A simplicidade do Twitter é uma força ou uma fraqueza?
O Twitter é, sem dúvida, um produto muito mais simples do Facebook, o que pode representar uma fraqueza, na medida em que não oferece aos anunciantes o tesouro de dados demográficos do seu rival. Mas essa simplicidade, por outro lado, pode ser uma virtude. De acordo com matéria publicada ontem, 16, no The New York Time, a estratégia de monetização do Twitter é examente explorar isso, oferecendo basicamente três formatos de publicidade: tweets promovidos, aparecer na lista de assuntos do momento (trending topics) e aparecer no topo da lista de Quem Seguir. “O que eles têm sido capazes de fazer muito bem é desenvolver produtos que atendam as necessidades da maioria dos anunciantes sem ser excessivamente complexos”, comenta Debra Aho Williamson, da eMarketer. Portal Abemd
Nota da Coca-Cola sobre o caso do Rato no refrigerante
Matéria da TV Record mostrou um homem em péssimas condições de saúde depois de ter supostamente ingerido o refrigerante. Segundo o relojoeiro Wilson Batista de Rezende, que moveu um processo contra a empresa em 2000, a garrafa consumida por ele estava contaminada e continha uma cabeça de rato, mostrada pela reportagem.Ontem a marca, que já luta para manter a imagem e a penetração de seus produtos, soltou um comunicado geral com o seu posicionamento sobre o caso e postou, inclusive, nas redes sociais. Confira o texto, na integra: Sobre o caso de um consumidor registrado no ano de 2000 e recentemente veiculado na imprensa, a Coca-Cola Brasil esclarece que: Todos os nossos produtos são seguros e os ingredientes utilizados são aprovados pelos órgãos regulatórios, em um histórico de 127 anos de compromisso e respeito com os consumidores. Os nossos processos de fabricação e rígidos protocolos de controle de qualidade e higiene tornam impossível que um roedor entre em uma garrafa em nossas instalações fabris. Lamentamos o estado de saúde do consumidor, mas reiteramos que o fato alegado não tem fundamento e é totalmente equivocada a associação entre o consumo do produto e o seu estado de saúde. Para saber mais sobre a qualidade dos nossos produtos, utilize nossos canais oficiais de comunicação com o consumidor: 0800 0212121
Cientistas criam lente que combina visão humana e de insetos
Cientistas da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA (Estados Unidos), criaram uma lente que combina a capacidade natural de focagem de um olho humano com a visão “grande angular” dos olhos de insetos, gerando uma captura de imagens com grande profundidade. A nova tecnologia poderia ser usada no dia a dia, em smartphones, ou mesmo na medicina, em equipamentos usados em cirurgias, que permitiriam aos médicos ter uma visão inigualável do corpo humano. “Nosso olho pode mudar o foco. O olho do inseto é feito de muitos componentes ópticos pequenos que não podem mudar o foco, mas podem garantir uma visão ampla. Podemos combinar os dois”, explica Zhao Yi, professor de engenharia biomédica e oftalmologia da universidade. “O que temos é uma lente grande angular, com grande profundidade de campo”. Na prática, a lente apresenta uma visão ampla, mas ainda oferece uma sensação de percepção de profundidade: objetos próximos entram em foco, enquanto os distantes ficam desfocados. A lente criada pelos pesquisadores é constituída de um polímero flexível transparente repleto de um fluido gelatinoso muito similar ao existente no interior do olho humano. A diferença é que o fluido, na lente, está dividido entre pequenas bolsas em forma de cúpula, posicionadas sobre uma cúpula maior. Com uma abóbada ajustável, permitindo a movimentação do fluido para dentro e fora da lente, a lente consegue se expandir e contrair, mudando, assim, a direção e o foco da lente. Na verdade, essas funcionalidades emulam características dos olhos humanos em relação à movimentação dos músculos. A inovação poderia resultar em uma geração de lentes, câmeras e até microscópios sem partes móveis – tornando-os mais leves e baratos. Até mesmo a criação de um microscópio 3D para objetos minúsculos seria um projeto viável com a nova lente. “Acreditamos que seja possível fazer um microscópio sem partes móveis”, afirma Zhao Yi. O setor médico seria o principal beneficiado, segundo o pesquisador. Equipamentos de laparoscopia, por exemplo, seriam mais eficazes com essa nova geração. “Com a nossa lente, os médicos poderiam obter a visão grande angular de que precisam e ainda serem capazes de calcular a distância entre a lente e o tecido. Eles poderiam utilizar instrumentos com mais confiança e remover um tumor com mais facilidade, por exemplo”, afirma Zhao. A lente está em processo de licenciamento e, uma vez aprovada, a tecnologia vai passar a ser aplicada na indústria. Com informações do Phys.org (reproduzido do Jornal GGN)
Marketing de conteúdo na mira de legisladores americanos
“Content marketing”, ou marketing de conteúdo, uma das “buzzwords” de 2013, atraiu a atenção da FTC, a Comissão Federal de Comércio norte-americano, que anunciou ontem, 16, que realizará um workshop em 4 de dezembro, em Washington, DC sobre a prática da “native advertising”, ou “conteúdo patrocinado”, que é quando as empresas desenvolvem mensagens projetadas para se assemelhar ao conteúdo original do veículo que está hospedando os anúncios. A intenção da FTC é refinar os critérios pelos quais as mensagens publicitárias podem ser identificadas como tal e a forma com que as mensagens de marketing se integram com o conteúdo original. Não há dúvida de que a distribuição de conteúdo é uma forma eficaz das marcas ampliarem alcance e potencialmente diversificarem sua audiência. No entanto, o ambiente online se tornou mais fácil para empresas sem escrúpulos mascarar suas intenções através de mecanismos como falsos resultados de buscas ou sites falsos de ecommerce. Aparentemente, a ambiguidade em torno de alguns esforços de marketing de conteúdo online também está sendo escrutinada. Leia também: Desconto especial, melhores do mundo e Chicago, tudo junto. Não dá para perder, e outras notícias do mercado de Marketing Direto = Marketing Diálogo no Portal Abemd