Particularmente não sou um grande fã de jogos na rede. O que mais se aproxima na minha experiência cotidiana é o uso intensivo (quando a Claro não interfere) do Foursquare. Mas os números são expressivos. Calcula-se que os consumidores tenham gastado 25,1 bilhões de dólares em vídeo games, hardware e acessórios em 2010. O campo do Social Media Gaming, muito mais recente, já responderia por uma parcela signficativa disso – o número que circula é de 1,6 bilhão de dólares, que representaria um crescimento de 60% em relação a 2010.
A dificuldade em conseguir dados absolutamente concretos, porém, começa pela definição das fronteiras entre social media gaming, internet gaming, virtual products, etc. Para facilitar, vamos nos concentrar em alguns dados sobre a Zynga, que em apenas 4 anos tornou-se uma gigante. Para efeito de comparação, ela já é maior que a Electronic Arts, tradicional produtora de vídeo games, que também é considerada “gigante”, e tem 28 anos de existência.
O valor atual de mercado da empresa, que fez seu IPO no ano passado, é de US$5.51 bilhões. Mas observem, apesar de falarmos em 4 anos, os negócios da Zygna só decolaram realmente em 2009 quando ela lançou o Farmville, no Facebook . O portfólio de games da Zygna inclui também os títulos Texas Hold Em Poker, FrontierVille, Mafia Wars, Cafe World, Treasure Isle e PetVille.
Mas vamos aos numeros da Zygna:
- Farmville é o jogo No. 1 no Facebook, com 57,4 milhões de usuários ativos mensalmente, de acordo com a appdata
- Texas Hold Em Poker, FrontierVille, Mafia Wars, Cafe World, Treasure Isle e PetVille têm mais de 10 milhões de usuários cada um
- No total, a Zygna tem mais de 214 milhões de usuários mensais (o competidor mais próximo é a Crowdstar, com 54,2 milhões de usuários mensais)
- A Zygna tem aproximadamente um terço do Mercado de produtos virtuais de acordo com a InsideNetwork (que publicou relatório sobre a indústria de jogos via mídias sociais)
- A Zygna é atualmente o maior consumidor global do sistema de pagamento Pay Pal
E a Zygna está entrando firme também no campo do mobile social gaming com a aquisição recente da Unoh, uma das líderes japonesas em social games.
Fonte: www.jeffbullas.com