O gráfico abaixo sintetiza uma pesquisa que a Marketing Sherpa fez com 1.000 empresas B2B para descobrir quais as táticas de email marketing mais populares entre elas e como as ranqueiam, em termos de efetividade e esforço que exigem para atingir os resultados.
O envio de emails para as próprias listas das empresas é de longe a tática mais utilizada. Praticamente todas as empresas que participaram do estudo utilizam-na regularmente. É também a tática mais efetiva e exige um esforço menor do que outras táticas.
O uso de listas de terceiros e a inclusão de ofertas em outros newsletters são duas das três táticas menos usadas. Provavelmente porque o uso de listas próprias e de suas próprias newsletters são bem mais efetivas e as empresas preferem despender seus esforços aperfeiçoando essas táticas.
Em compensação, essas duas táticas, e mais o compartilhamento por mídias sociais, exigem pouco esforço.
Quem estiver interessado em um Executive Summary do estudo (em inglês) é só fazer um comentário incluindo email que eu o enviarei.
[email protected]