no Washington Post
4 de maio de 2009
O New York Times disse ontem à noite que está avisando autoridades federais de seus planos para fechar o Boston Globe, levantando a possibilidade de que o jornal de maior história da Nova Inglaterra deixará de existir dentro de algumas semanas.
Depois que negociações com os sindicatos não produziram cortes de gastos de milhões de dólares, o Times disse hoje que vai fazer a notificação de 60 dias exigida pela lei.
A medida pode ser apenas uma tática de negociação para arrancar concessões dos sindicatos, já que a notificação não exige que o Times feche o jornal dentro de dois meses. Mas isso coloca os sindicatos sob forte pressão para fazer concessões e o sindicato dos empregados de Boston disse que se trata de uma tática “ameaçadora” do Times.
Alguns observadores da indústria expressaram ceticismo, alegando que o presidente do Times, Arthur Sulzberger Jr., não gostaria que seu legado incluísse o fechamento do Globe, que o Times comprou em 1993.
Mas o Times está sob forte pressão financeira. Recentemente, o jornal hipotecou seu prédio em Manhattan, emprestou 250 milhões de um bilionário mexicano com juros de 14%, demitiu 100 empregados e cortou salários em 5%.