Acabei de sair do CIC Brasil, Congresso Internacional de
Gestão de Clientes. Fui moderador do painel As Transformações Pelas Mídias
Sociais e tive o privilégio de assistir o painel inaugural, que teve como
palestrante Don Peppers, sócio e fundador da consultoria Peppers & Rogers.
Como em toda palestra sua, Peppers apresentou uma tonelada
de dados, novas informações e tendências atuais. Gostaria de destacar uma
delas, pelo grau de novidade e de polêmica: trust platforms, ou plataformas de
confiança.
Para começar, uma bomba: Peppers acredita proteção da
privacidade é um assunto que, em breve, estará morto. A razão disso, segundo
ele, é que a Internet funciona basicamente sobre confiança. Você confia seus
dados mais preciosos a empresas que nem sabe onde fica, a negócios que não
existiam um ano atrás. E a evolução desses negócios está ligada exatamente à
necessidade crescente por essa confiança. E quanto mais se exige confiança mais
os negócios prosperam.
É claro (e aí é opinião minha) que você não vai informando
seus dados para qualquer um, mas dará a quem conquistou uma reputação de
confiabilidade. Na verdade, segundo Peppers, a única maneira de obter sucesso
em um mundo cada vez mais “networked”, isto é, onde todos estamos cada vez mais
ligados por redes, é construir e manter uma reputação de confiabilidade.
Nessa mesma linha, ele abordou a questão das recomendações (“referrals”),
mas vou deixar isso para outra hora. Assim como vou deixar de comentar o painel
que moderei, pois pretendo entrevistar os palestrantes e a debatedora para
publicar aqui. Aguardem.