Trust Platforms: um dos pontos altos da palestra do Don Peppers, no CIC Brasil

Acabei de sair do CIC Brasil, Congresso Internacional de
Gestão de Clientes. Fui moderador do painel As Transformações Pelas Mídias
Sociais e tive o privilégio de assistir o painel inaugural, que teve como
palestrante Don Peppers, sócio e fundador da consultoria Peppers & Rogers.

Como em toda palestra sua, Peppers apresentou uma tonelada
de dados, novas informações e tendências atuais. Gostaria de destacar uma
delas, pelo grau de novidade e de polêmica: trust platforms, ou plataformas de
confiança.

Para começar, uma bomba: Peppers acredita proteção da
privacidade é um assunto que, em breve, estará morto. A razão disso, segundo
ele, é que a Internet funciona basicamente sobre confiança. Você confia seus
dados mais preciosos a empresas que nem sabe onde fica, a negócios que não
existiam um ano atrás. E a evolução desses negócios está ligada exatamente à
necessidade crescente por essa confiança. E quanto mais se exige confiança mais
os negócios prosperam.

É claro (e aí é opinião minha) que você não vai informando
seus dados para qualquer um, mas dará a quem conquistou uma reputação de
confiabilidade. Na verdade, segundo Peppers, a única maneira de obter sucesso
em um mundo cada vez mais “networked”, isto é, onde todos estamos cada vez mais
ligados por redes, é construir e manter uma reputação de confiabilidade.

Nessa mesma linha, ele abordou a questão das recomendações (“referrals”),
mas vou deixar isso para outra hora. Assim como vou deixar de comentar o painel
que moderei, pois pretendo entrevistar os palestrantes e a debatedora para
publicar aqui. Aguardem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima