MM online:
Estudo da E-Life mostra também que mais da metade dos cadastrados no microblog acessam o site pelo celular
De acordo com pesquisa realizada pela empresa de monitoração E-Life e divulgada nesta quarta-feira, 25, o Twitter é considerado o principal serviço de mídia social pela maioria dos internautas brasileiros. 38,5% dos 1.277 entrevistados avaliam o microblog como o site mais importante de seu segmento, contra 26,9% que preferem o Orkut. 51% dos “twitteiros” acessam a web via celular.
Segundo conclusão dos responsáveis pela análise, as motivações dos usuários do Twitter e dos Orkut são diferentes: os primeiros estão em busca de se atualizar; o segundo, de se manterem próximos de seu círculo de contatos. Facebook (3,1%) e YouTube (2,7%) só aparecem no ranking nos quinto e sexto lugares, respectivamente.
A idade média dos que participaram do estudo é 28 anos. 46% deles estão no estado de São Paulo, 42,7% têm renda familiar superior a R$ 4.151 mensais e quase 17% trabalham em agências de propaganda ou de comunicação.
Mais de 70% dizem ainda que consomem outros tipos de mídia ao menos uma vez por semana e veem na cobertura de revistas e jornais a fonte mais confiável de informação (nota 3,7, numa escala de 1 a 5). A produção própria de conteúdo, porém, mostra-se um hábito cotidiano: 65,5% dos consultados mantém um blog atualmente – e 80,9% dos que nunca foram procurados para veicular posts pagos aceitariam fazê-lo.