Juro que foi isso o que eu disse durante a moderação de um painel no
Congresso Internacional de Gestão de Clientes. Sabe o que foi publicado na Cliente S.A.? “O que diz Fernando Guimarães: discutir as redes sociais no próprio modelo da Web 2.0 é um
grande aprendizado.” Ponto, aspas e suicídio.
Fogo amigo. Mas pior foi a outra frase que eu teria dito: “tratar do
assunto como alguém que está envolvido profissionalmente nele se torna mais
interessante”. Talvez, talvez, o contexto tenha sido a sugestão de criar um
personagem, alguém que estaria “envolvido profissionalmente com o assunto” e,
portanto, que fala a língua da audiência. Pode ser, mas o fato é que às vezes é
duro ler na imprensa o que o repórter anotou do que você disse.
Mas voltemos ao título. O recado que eu quis passar foi que
todo mundo – e aí eu falo todo mundo mesmo – deveria ter, pelo menos, um blog,
além de usar o twitter. No caso das empresas, minha observação foi que, no
atual momento, isso servirá, no mínimo, como um aprendizado para se entender o
modelo da Web 2.0, um ambiente interativo e colaborativo. Até porque não tem
volta.