Se as redes sociais mostraram que vieram para ficar, a tendência leva a crer que serão os dispositivos móveis que levarão elas ao seu melhor desempenho. Números da pesquisa Allot Mobile Trends Report, realizada pela Allot Communications, mostram que esse meio de comunicação tem crescido muito nos últimos meses, com destaque para o Twitter e o Facebook.
O uso do microblog por meio de aparelhos móveis subiu 378% apenas durante o segundo semestre de 2010. No ano, o serviço acumulou crescimento de 1.800%, dados compatíveis com o incremento de 100 milhões de usuários conquistado no período. O Facebook não ficou atrás, com alta de 267% no semestre e 1.000% durante todo o ano. A rede social possui hoje cerca de 200 milhões de usuários que postam conteúdo ativamente por meio de aparelhos móveis.
O estudo também mostrou que as pessoas têm se interessado muito por conteúdo via streaming nessas plataformas. Em 2010, os sites de vídeo representaram 37% do tempo de navegação móvel, porcentagem maior do que o uso para compartilhamento (30%) e para acesso a sites em geral (26%). O YouTube teve participação significativa nisso, tendo representado 17% da navegação geral do segundo semestre e 45% no que se refere a streaming.
Menos e-mail, mais redes sociais
A utilização de e-mail nos EUA caiu 8% em 2010 em relação ao ano anterior, de acordo com estudo realizado pela empresa comScore. A queda foi atribuída, obviamente, ao aumento da adesão dos americanos às redes sociais e suas mensagens instantâneas como ferramentas de comunicação.
Segundo o estudo, repercutido pela Folha de S.Paulo, a queda foi puxada principalmente pelos mais jovens – recuo de 59% entre os que têm de 12 a 17 anos. Os dados da comScore mostram ainda que 12% de todo o tempo gasto pelos norte-americanos na internet em 2010 se passou nas redes sociais.