Vamos só falar com o computador?

0
9

Com o último upgrade da Apple para o iPhone, lançado no início do mês, iniciou uma nova era para o usuário não americano: o famoso Siri, a assistente digital que responde a comandos de voz, está agora disponível em Espanhol!

A nova versão, o iOS 6, permite que você ao invés de escrever no teclado virtual do seu telefone (que nem sempre é muito preciso) você fale com o seu telefone.
Eu testei várias situações falando para o iPhone, com ambientes com muito barulho, silenciosos, e o resultado foi surpreendentemente bom. Ele reconheceu meu “sotacón” (sotaque, em Portunhol rs) em mais de 70% das vezes, e respondeu corretamente a minha solicitação.
Isso parece coisa daquele seriado de televisão do fim dos anos 60, o Star Trek, onde a tripulação falava com o computador, e o mesmo entendia!
Agora nós falamos com o telefone. E porque o smartfone, e não o computador? O computador, afinal, tem muito mais capacidade de processamento… 
Em concorrência com o Siri, a Nuance lança Nina, um assistente virtual que responde a comando de voz.
Onde vamos chegar? Em alguns anos, creio que essa tecnologia irá evoluir tanto para o reconhecimento da fala, que teremos um diálogo com nosso computador, do mesmo jeito que hoje estamos escrevendo furiosamente no teclado um artigo, estaremos “ditando” para ele. E ele vai escutar e escrever o que estamos falando.
– Computador, iniciar um novo blog
– Iniciando um blog para você. O que quer escrever?
– Título: Vamos só falar com o computador?
– Texto: Com o último upgrade da Apple para o iPhone….