Programas de fidelidade são poderosas ferramentas de marketing. Eu sempre bati nessa tecla. Mas agora parece que alguns varejistas americanos estão indo mais fundo e começando a pisar em terreno, digamos assim, pantanoso.
Segundo um artigo do New York Times, apropriadamente entitulado “Alerta: o preço pode cair apenas para você”, alguns supermercados americanos, como Safeway e Kroger, estão usando os dados armazenados nos databases de seus cartões de fidelidade para customizar os preços de acordo com o comportamento de compra de cada consumidor. Como exemplo, o artigo conta que, em um Safeway de Denver, Colorado, um pacote com 24 garrafas da água Refreshe custa US$2.71 para a senhora Jennie Sanford, uma gerente de projet0s, e US$ 3.69 para Emily Vanek, uma blogueira.
A diferença decorre do fato de que Ms. Sanford tem o hábito de comprar produtos Refreshe, mas não garrafas de água daquela marca, enquanto Ms. Vanek, uma adepta da marca Smartwater, disse que não estar disposta a testar Refreshe. E assim Ms. Sanford aproveita a oferta da qual foi informada pelo website da Safeway para colocar outro produto Refreshe em seu carrinho de compras. A oferta é efetivada quando ela apresenta seu cartão de fidelidade no caixa.
Parece muito bom, e o presidente da Safeway, Michael R. Minasi, afirmou que, “se nossa informação estiver correta, a personalização é um desejo muito mais do que um receio para o consumidor”.
Mas há céticos. Joseph Turow, professor da Annenberg School for Communication da Universidade da Pennsylvania, disse que os consumidores precisam ser cautelosos. Precificação em supermercados e outros varejistas não é transparente o suficiente para dar a eles poder real de escolha e “há um sentimento de justiça que é de certa forma perdido aqui”.
Ele lembrou que, em uma pesquisa de 2005 , a maioria dos entrevistas não sabiam que os varejistas podiam cobrar diferentes preços legalmente e mais de 90% disseram que não gostariam de saber que seus supermercados estavam cobrando preços diferentes para pessoas diferentes na mesma hora.
O que você acha?