Os celulares seguem como um dos objetos de consumo que mais despertam o interesse do usuário: no ano passado, foram vendidos 101% mais celulares do que em 2009, segundo dados da Nielsen Brasil. O destaque ficou para os smartphones (como iPhone, BlackBerry e os top de linha da Nokia, Samsung, Motorola, LG etc.) que registram um aumento de vendas de 279% em relação a 2009.
Dados da IDC confirmam a expansão do mercado de smartphones: segundo a empresa, foram vendidas 5 milhões de unidades no ano passado e, para este ano, a previsão é que as vendas dobrem para 10 milhões de aparelhos.
Os celulares inteligentes responderam, no ano passado, por 3,4% das vendas totais de telefones. “Esse segmento é foco de muita disputa, pois têm um preço 271% superior à média da categoria e traz uma receita superior para os fabricantes”, afirma o diretor de telecom da Nielsen Brasil, Thiago Moreira.
Apenas em dezembro do ano passado, os smartphones foram responsáveis por 17% das vendas totais do ano. É um percentual maior do que o próprio segmento, responsável por 12% das vendas totais. O usuário ainda procura celulares com rádio (que detém share de 96% nas vendas e cresceram 124%), com câmera (participação de 57% e crescimento de 121%) e tocador MP3 (participação de 37% e crescimento de 166%).
Durante a Copa do Mundo da África do Sul, os celulares com TV digital integrada também se destacaram. Atualmente, o segmento já é responsável por 2,75% das vendas totais dos celulares, cujos modelos custam, em média, 197% mais do que os telefones sem a função.