Vicio de Linguagem X Operador de Telemarketing

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Atualmente a área de telemarketing é uma das maiores empregadoras de profissionais que buscam sua primeira colocação no mercado de trabalho, pois, oferecem oportunidades para pessoas que não possuem experiência profissional.


Nas seleções para a posição de atendente de telemarketing o principal ponto de avaliação, por parte do selecionador, é a fluência verbal do candidato.
Fluência Verbal é a capacidade do individuo expressar-se, utilizando as regras gramaticais de forma correta.


O que constatamos, atualmente, é que muitos candidatos apresentam vícios de linguagem que prejudicam suas aprovações para posições de Telemarketing. É constante observarmos candidatos que, ao se expressarem, comentem erros de pronúncia de palavras corriqueiras, tais como:
“Pobrema” – em vez de problema; “criente” – em vez de cliente.
Também encontramos pessoas que possuem o vício de não formularem o plural das palavras ao final da frase.

 

Exemplo: “Hoje preciso fazer muitas coisa”, em vez de: ” Hoje preciso fazer muitas coisas”. Quando o plural da palavra requer a adição de mais de uma letra além do S, como por exemplo: Cor – plural: cores, em geral, os candidatos conseguem articular de forma correta.

 

Ao escreverem tais palavras, geralmente, não comentem erros. Os erros aparecerem quando se expressam verbalmente e, conseqüentemente, prejudicam seu aproveitamento na seleção para posições que lidam com o atendimento ao público.

 

As pessoas cometem erros ao falarem por vários motivos. Umas possuem vícios de linguagem, porque cresceram no meio de pessoas que também não falam corretamente, outras que não se estão focadas em melhorar as suas pronuncias e outras por falta de conhecimento, não lêem com freqüência. A maioria das pessoas não identifica que estão falando de forma incorreta e isso agrava mais e mais sua fluência verbal. O primeiro passo é identificar se você fala de forma incorreta.

 

Uma boa dica é:
– Converse com professores de português e peça para que avaliem se sua pronúncia está correta. Fale para eles as seguintes palavras: Problema; cliente; registro; flamengo; tábua; satisfação; salsicha; bicicleta; completo; público; lagartixa.
 
Outras Dicas:
– Usando a mesma lista das palavras acima grave você pronunciando as palavras, em seguida ouça a sua gravação.
– Aumente a freqüência de leitura de livros, jornais e revistas. Quem lê muito, fala bem.
– Leia textos em voz alta. Pronuncie completamente todas as palavras, não omita a pronúncia dos “s” e “r” finais e dos “i” intermediários. Por exemplo: primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos, e não, janero, tercero, precisá, trazê, levamo.


Através dos exemplos a seguir, você saberá se cometeu ou se ainda comete alguns desses erros ao se expressar.


certo: advogado – errado: adevogado
certo: bandeja – errado: bandeija
certo: bicicleta – errado: bicicreta
certo: cabeleireiro – errado: cabelereiro
certo: caranguejo – errado: carangueijo
certo: cliente – errado: criente
certo: completo – errado: compreto
certo: emagrecer – errado: esmagrecer
certo: empecilho – errado: impecilho
certo: estupro, estuprador – errado: estrupo, estrupador
certo: frustrado – errado: Frustado
certo: lagartixa – errado: Largatixa
certo: lagarto – errado: largato
certo: mendigo – errado: mendingo
certo: mortadela – errado: mortandela
certo: público – errado: púbrico
certo: privilégio – errado: previlégio
certo: problemas – errado: poblemas ou pobremas
certo: próprio – errado: própio
certo: proprietário – errado: propietário
certo: registro – errado: rezistro
certo: salsicha – errado: salchicha
certo: satisfação – errado: sastifação
certo: sobrancelha – errado: sombrancelha
certo: superstição – errado: supertição
certo: tábua – errado: tauba
certo: verruga – errado: berruga