Os brasileiros estão cada vez mais dependentes de seus dispositivos móveis para executar atividades de lazer, ler notícias ou se comunicar entre amigos. Este é um dos resultados da pesquisa desenvolvida pelo Yahoo! Brasil, intitulada “Mobile Modes”, que trouxe informações reveladoras sobre o comportamento do brasileiro no meio móvel. O estudo é fruto de uma parceria com o Instituto Ipso e foi divulgado ontem.
Os consumidores querem que suas experiências digitais sejam integradas entre as telas – de PCs, smartphones e tablets. Além disso, 65% dos participantes preferem sites que possam ser acessados de qualquer dispositivo e se colocam receptivos à anúncios desde que tragam uma experiência interativa e de entretenimento.
Com 250 milhões de celulares e 46 milhões de aparelhos com acesso à rede 3G (dados do IAB), o Brasil já tem mais telefones móveis do que habitantes. O estudo buscou identificar as mudanças que essa popularização da mobilidade traz aos hábitos de consumo. O “Mobile Modes” traz uma análise inédita, liderada pela pesquisadora Beth Capdevila, que classifica as atividades do usuário de dispositivo móveis e, por meio dessa segmentação de módulos, identifica formas eficazes para impactá-lo.
A pesquisa apresenta também os formatos mais adequados de publicidade conforme os módulos definidos. A análise revelou que publicidade móvel é mais aceita do que a propaganda online tradicional. “Um dos motivos para isso é que simplesmente não há espaço para anúncios sem propósito nos celulares e tablets, como vemos nos PCs”, explica Beth. Anúncios móveis geram melhor reconhecimento de marca e resposta do público, sendo que 51% dos entrevistados não se importam com a publicidade desde que os permita acessar conteúdo gratuito.
A forma de utilização dos dispositivos para se comunicar também mudou. Quatro entre cinco participantes disseram que fazem uso dos celulares com aplicativos de mensagens instantâneas, enquanto 77% usam seus smartphones ou tablets para verificar e enviar emails. O uso dos dispositivos móveis como ferramenta de compartilhamento de fotos também chama atenção, sendo que dos 53% entrevistados usam esta tecnologia.
O Yahoo! “Mobile Modes” foi realizado com 750 brasileiros entre 14 e 54 anos que usam a internet pelo menos uma vez por semana, sendo 62% em smartphone e 28% em tablets. Do total de entrevistados, 49% eram mulheres e 51% eram homens.
Fonte: Hill+Knowlton Strategies