Seja um profissional extraordinário

0
2



Artigo: Alexandre Slivnik

 

Medo, insegurança e comodismo são alguns dos principais fatores que fazem com que as pessoas não arrisquem um salto para os próximos níveis nas organizações e, menos ainda, para o patamar dos profissionais extraordinários. Diversos empresários não sabem o que fazer para terem em seus quadros profissionais extraordinários e muitos profissionais não sabem como dar um salto qualitativo na sua carreira, ou mesmo não acreditam que são capazes de atingir grandes objetivos. Outras vezes, não procuram se interessar pelo que fazem e acabam desmotivados. Mas, o que é de fato um profissional extraordinário?

 

Um profissional extraordinário nos negócios revoluciona o modo como fazem as coisas no ambiente de trabalho. Mudam a maneira de pensar do mundo e buscam novas soluções para problemas antigos. Fazem as coisas de forma diferente e se destacam da multidão. Podem chegar aonde quiserem com seu trabalho e com suas ideias.

 

Pessoas de sucesso aprendem como fazer as coisas com mais eficiência: elas usam seus conhecimentos, seus talentos, sua energia e suas habilidades para produzir o máximo possível, ou seja, são comprometidas em alto grau. Os extraordinários sabem admitir seus erros, em vez de defendê-los apenas para não dizer que erraram. Mais ainda: são sempre aqueles que têm a coragem de arriscar, mesmo com a possibilidade de errar. São rodeados de pessoas que os apoiam e encorajam. São líderes e têm pensamento positivo. São capazes de engajar pessoas com quem acreditam que podem fazer sucesso juntos.

 

Profissionais extraordinários fazem aquilo que precisa ser feito, e não apenas o que gostariam de fazer. Eles não têm medo do trabalho e se comprometem a fazê-lo com maestria. Esses profissionais também são capazes de ouvir, pois sabem que sempre têm de aprender. Eles sabem dizer não, são assertivos. Aceitam desafios e buscam oportunidades.

 

Já parou para pensar que tudo o que alcançamos na vida é baseado nos desafios que encontramos e nas decisões que tomamos diante deles? Quando um obstáculo é colocado em nosso caminho, a escolha certa pode ser encará-lo e seguir em frente, e mudar tudo aquilo que incomoda.

 

Ter atitude é decidir o que é bom para você e o que não é. As chances de sucesso estão espalhadas no mercado e quem procura e se agarra a elas alcança o futuro que planeja.

 

Alexandre Slivnik é palestrante e profissional com 15 anos de experiência na área de RH e treinamento. Autor do livro “O Poder da Atitude – Como empresas com profissionais extraordinários encontram e transformam clientes em fãs”.